Alunos encerram atividades sobre a dengue com passeata
Sandra Moreno - 28 de fevereiro de 2025

CONSCIENTIZAÇÃO: Estudantes da escola municipal Dr. João Ferreira Lopes em mobilização
Compartilhar
Os riscos e os meios para o combate à dengue foram trabalhados de forma lúdica em escola municipal. Durante uma semana, os alunos da escola municipal dr. João Ferreira Lopes desenvolveram o tema dentro e fora da sala de aula. Segundo a professora Roberta Salvador, a conscientização sobre a dengue é fundamental, por isso a importância da mobilização na escola. “As crianças levam a informação para casa e incentivam a família a separar dez minutos por semana para eliminar focos e a conscientizar a comunidade”, explicou ela.
Os estudantes também assistiram a um teatro, “A realidade do Agente do Controle de Vetores”, que mostra como são realizadas as visitas nas residências e o modo correto de eliminar os criadouros. No elenco, agentes de vetores e munícipes voluntárias.
Com os cartazes produzidos durante as atividades, os estudantes percorreram ruas do bairro onde está localizada a escola, chamando a atenção dos moradores para a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras arboviroses como chikungunya, zika e febre amarela.
Manuela Baldochi, aluna do 5º ano, assim como os demais estudantes, entendeu os riscos de deixar água parada, de não cuidar dos quintais e da própria casa. “Se a gente não limpar o mosquito vai deixando os ovos e aumentando o número de larvas. Depois eles viram mosquito e podem picar a gente”, explicou ela.
Adilson Ventura, diretor da escola, afirmou que foi gratificante, através dos alunos, estar contribuindo para evitar que Barretos tenha uma epidemia da dengue. O prefeito Odair Silva participou da passeata que encerrou a semana de conscientização da escola.

LEIA TAMBÉM
Ver mais notícias >>