Esqueci minha senha
Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste! Criança, não verás nenhum país como este!

domingues-netto - 15 de novembro de 2024

Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste! Criança, não verás nenhum país como este!

Domingues Netto

Compartilhar


01 – AGENDA

Hoje, 15 de novembro/24, feriado nacional, é o Dia da Proclamação da República (1889); Dia do Sindicalista; Dia do Esporte Amador; Dia em que o Grêmio promoveu uma sessão solene para exaltar a participação do Brasil na Grande Guerra (1917); e Dia de Santo Alberto Magno (bispo). Fase da lua: cheia às 18h28.

02 – MEMÓRIA

A história de Barretos conta que neste dia, em 1892 foi doado por Joaquim Teodoro Morais, 10 alqueires da sua fazenda Córrego Grande, para a Capela de Santo Antonio da Alegria; em 1908 Corina de Lima, sobrinha de Silvestre de Lima, foi pedida em casamento por Olimpio Campos.

03 – HISTÓRIA

Barretos registrou que também neste dia, em 1908 foi criado o Distrito de Paz de Itambé, hoje Ibitú; em 1911 o G.L.R. fez hastear pela primeira vez o seu estandarte social; em 1929 casaram-se Eliziário Ferreira-Orsina; em 2009 morreu, aos 69 anos, o colecionador Wladimir Edson Cavalini.

04 – LEMBRANÇA

Ainda neste dia em Barretos, no ano de 1940 foi inaugurada a PRJ-8, cuja diretoria ficou constituída por Nicolau Gentil, Theófilo Benaben do Vale, Umberto de Melo Carvalho, Celso Salustiano e Garibaldi de Melo Carvalho; em 2003 morreu, aos 80 anos, o professor de educação física, Júlio Roxo.

05 – REGISTRO

Finalmente Barretos registrou que neste dia, em 1947 um grupo se reuniu na sede do Sirvarig e fundou o Jockey Club; em 1975 foi lançada a pedra fundamental da Associação dos Alfaiates e Costureiras; e em 1956, egresso de Guaíra, chegou com 21 anos de idade, Nobuhiro Kawai. Aqui a história não é destruída.

06 – CASAMENTOS

Barretenses que estão festejando hoje, aniversário de feliz união conjugal: Wanderley do Carmo-Sandra (49 anos – Bodas de Heliotrópio); Júlio Cesar Ferreira Filho-Dagmar Aparecida (22 anos – Bodas de Louça) e Edmur Batista do Carmo-Eloisa Helena (16 anos – Bodas de Turmalina). Gente que queremos bem.

07 – PROCLAMAÇÃO

Ao proclamar a República em 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, 62 anos, estava com um ataque de dispneia. Foi tirado de casa no meio da noite para comandar o cerco ao Ministério. Compareceu sem a espada porque seu ventre estava muito dolorido. Há 135 anos. Só para lembrar.

08 – CALENDÁRIO

Mesmo sendo feriado e de acordo com o Calendário elaborado pelo Escritório Barretos de contabilidade, existe uma obrigação de ordem legal a ser cumprida hoje. Trata-se da remessa, pelos contribuintes do ICMS, do arquivo magnético Sintegra com informações fiscais do mês anterior. Cumpra-se.

09 – ADESG

Instituição muito forte em todo o território nacional, e que em Barretos teve um período marcante unindo lideranças e pessoas do bem, é a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), que pode voltar a funcionar. Alguns movimentos surgiram, porém sem efeito prático.

10 – AJUDA

Mulher bonita, porém burra, a Gasparina entrou numa loja que vende “qualquer artigo por R$ 1,99”. A vendedora, muito atenciosa, chegou perto dela e perguntou:

- Posso ajudar, dona Gasparina?

- Não moça, obrigada.

- A senhora deseja algo em especial, dona Gasparina?

- Também não. Só estou dando uma olhadinha nos preços.