Esqueci minha senha
Após 23 anos à frente do Ministério Público como titular promotora se despede de Barretos

O Diário - 6 de janeiro de 2025

Após 23 anos à frente do Ministério Público como titular promotora se despede de Barretos

Dra. Adriana Franco: “Espero ter deixado minha contribuição, sempre pautada pela defesa do interesse público, e que a cidade continue crescendo e prosperando”

Compartilhar


Em Barretos desde 1999, a promotora de justiça, dra. Adriana Nogueira Franco se prepara para deixar a Comarca que compreende Barretos e Colômbia. Após 23 anos de trabalho à frente do Ministério Público como titular, no dia 16 de fevereiro, ela deixará o MP local para assumir, por merecimento, cargo na Promotoria de São Paulo. Promotora do Meio Ambiente, dra. Adriana também teve participação fundamental nas eleições municipais de Barretos e Colômbia, atuando como Promotora Eleitoral. Ela marcou presença, junto a outras autoridades, na cerimônia de transmissão de cargo do prefeito eleito Odair Silva e seu vice, Mussa Calil no dia 1º de janeiro.

Com o fim do recesso do judiciário e a volta dos prazos processuais em 20 de janeiro, a promotora começa suas despedidas junto ao MP. Em entrevista ao O Diário, ela falou sobre sua trajetória, pontos marcantes de sua carreira como agente do MP em Barretos e fez agradecimentos.

O DIÁRIO:  Como foi sua trajetória profissional e sua ligação com Barretos?

Dra. Adriana Franco:  Sou natural de Adamantina-SP, fui promovida a titular da comarca de Barretos em 2002, mas já morava na cidade desde 1999. Durante esse período, fui titular das comarcas de Colina e Guaíra. Em Barretos, atuei em diversas áreas, como cível, criminal, patrimônio público, registro público, fundações, direitos do idoso, pessoa com deficiência, meio ambiente e urbanismo. Tive a oportunidade de enfrentar casos importantes, como a atuação contra gestores públicos que praticaram atos de improbidade administrativa e a luta pela retomada de bens públicos, além de estar envolvida na urbanização da Avenida 7, um grande projeto que, em breve, será um marco para a cidade. Tenho um carinho imenso por Barretos, onde vivi a maior parte da minha vida e onde tive minha filha, que também é barretense.

O DIÁRIO:   O que mais lhe marcou durante esses anos de atuação em Barretos?

Dra. Adriana Franco: Sem dúvida, o envolvimento em grandes projetos de interesse coletivo e a oportunidade de trabalhar por uma Barretos melhor. Destaco a minha participação em uma grande obra: a urbanização da Avenida 7. Esta obra representa um ganho imenso para todos, e espero, num futuro breve, ver uma avenida grandiosa, como Barretos realmente merece. Também me marcou a luta por um município mais justo, com a defesa do interesse público e a atuação contra a improbidade administrativa, algo que me trouxe grande satisfação.

O DIÁRIO: Como é sua relação com a cidade e com a comunidade barretense?

Dra. Adriana Franco: Depois de 25 anos vivendo em Barretos, desenvolvi um vínculo especial com a cidade e com a comunidade. Fiz amigos, vivi experiências valiosas e tenho muito orgulho de ter minha filha como barretense. Fui muito bem acolhida pelos barretenses e também pelos colombienses, e sou grata por todo esse apoio. Como profissional, cresci e trabalhei com amor, sempre com o objetivo de contribuir para a solução de litígios e promover a justiça. No aspecto pessoal, fui muito feliz aqui, e essa cidade foi minha escolha de vida.

O DIÁRIO:  Agora, com a mudança para a Capital, o que podemos esperar para o seu futuro profissional?

Dra. Adriana Franco: Apesar de estar saindo de Barretos, estou animada para enfrentar os novos desafios que virão na comarca da Capital, onde fui removida por merecimento para assumir uma promotoria cível. Acredito que novas oportunidades surgirão, e estou pronta para dar o meu melhor, como sempre fiz. Mesmo com a mudança, meu carinho por Barretos permanece imenso, e sei que a cidade e as pessoas que conheci aqui estarão sempre comigo, independentemente de onde eu esteja.

O DIÁRIO: Alguma mensagem final para a comunidade barretense e colombiense?

Dra. Adriana Franco: Gostaria de expressar minha grande admiração e apreço pelos barretenses e colombienses. Sou imensamente grata por todo o carinho e acolhimento que recebi. Fui muito feliz em Barretos, onde passei grande parte da minha vida, e apesar de estar partindo, Barretos jamais sairá de mim. Levarei comigo a cidade, sua história e as pessoas que marcaram minha trajetória. Espero ter deixado minha contribuição, sempre pautada pela defesa do interesse público, e que a cidade continue crescendo e prosperando.