Aposentado morre após ser atacado por enxame de abelhas
luis.nascimento - 5 de abril de 2025

Ataque aconteceu na rua José Pedro Daraia, no bairro Patrimônio
Compartilhar
Um aposentado de 57 anos morreu após ser atacado por enxame de abelhas em Colina, por volta das 10h58 de sábado (5).
Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Barretos, foi acionada para atendimento da ocorrência, juntamente com o SAMU de Colina.
O aposentado estava caminhando pela rua José Pedro Daraia, no bairro Patrimônio, quando foi atacado e recebeu múltiplas picadas do enxame.
Ele não resistiu e veio a óbito no local.
“ Nós fomos acionados para dar um apoio ao SAMU, uma vez que eles estavam no local, e não conseguiram chegar próximo a vítima, devido a quantidade de abelhas, que estavam por lá alvoroçadas e efetuando ataque. De pronto nos dirigimos para lá, para tentar fazer a retirada dessa pessoa que se encontrava caída no solo, e conseguir passar para o pessoal do SAMU, para que eles prosseguissem com o socorro. Porém, não houve êxito porque a partir do momento que nós chegamos era uma quantidade muito grande de abelhas. A viatura do SAMU estava próxima, porém, como eles não tem a roupa específica não conseguiam se aproximar. E uma vez que abriam a viatura, as abelhas entravam e atacavam também os socorristas. Fizemos um jato neblina para tentar dar uma acalmada nas abelhas, simulando uma chuva no ambiente. Conseguimos dar uma acalmada, fizemos aproximação no senhor que estava caído no solo. Também conseguimos fazer aproximação do pessoal do SAMU que até tomaram varias picadas. O pessoal foi muito proativo, porém, acabou sendo constatado óbito da vítima, pela doutora. Fizemos o isolamento e aguardamos o desfecho da ocorrência. A abelha é um inseto de hábito diurno, então quanto mais quente estiver o sol, mais alvoroçada elas ficarão. Então a orientação é, viu um enxame de abelhas passa distante. A uma abelha pousou em mim, não necessariamente que ela vai efetuar uma picada. Passa a mão sem deixar ela te picar, porém, não mata ela, pois, uma vez que você mata uma abelha, ela libera um cheiro e as outras abelhas vem, e vão tentar socorrer aquela companheira e vão efetuar o ataque. Por isso que geralmente o que a gente faz, nós acabamos mexendo com abelha no período noturno, durante dia só fazemos o isolamento do local, porque é inviável tá mexendo com abelha no período diurno. No caso dessa vítima, apuramos que era um senhor que já tinha tido um problema de saúde anteriormente, uma dificuldade de locomoção, estava praticando um exercício para melhorar sua qualidade de vida, e repentinamente foi colhido pelas abelhas que começaram a picá-lo. De pronto estava passando um senhor, que tentou ajudar, mas a situação estava tão crítica, que ele não conseguiu ajudar a vítima, que pedia socorro e teve que deixar o local correndo e pediu ajuda para nós”, confirmou o sargento Odilon do Corpo de Bombeiros.
O caso foi registrado no Plantão Policial em Barretos, como morte suspeita.
Consta que coordenaria da Vigilância Sanitária de Colina, através do senhor Silvio Paro, acompanhou o trabalho das equipes de resgate.