Esqueci minha senha
Artigos

luciano-borges - 25 de junho de 2024

Artigos

Luciano Borges é Doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, na área dos estudos discursivos e textuais – literatura, artes e mídias digitais 

Compartilhar


Determinação e substantivação

Os artigos são elementos fundamentais na estruturação do discurso em língua portuguesa, pois desempenham papéis essenciais de determinação e substantivação. A presença dos artigos define e tipifica os substantivos, o que termina por atribuir gênero e número a uma diversidade de nomes, acrescentando-lhes assim um significado específico. Isto posto, os artigos não apenas acompanham os substantivos, como os transformam em elementos com significado particular, o que é essencial para a comunicação no dia a dia.

A função dos artigos na precisão da comunicação e na determinação do gênero de substantivos é evidente em sua capacidade de especificar e contextualizar. Por exemplo, em frases como “O cientista apresentou um novo estudo” e “Uma nova teoria foi discutida”, a presença dos artigos “o” e “um/a” além de diferenciar o específico do geral, também indica o gênero e o número dos substantivos, melhorando a clareza e a precisão do discurso.

De fato, o artigo está sempre vinculado a um substantivo. No entanto, quando se emprega a zeugma como recurso linguístico na construção de uma frase, a presença de um nome é especialmente dispensável à produção de sentido. Aliás, vale lembrar que a zeugma, como figura de linguagem, é a omissão de termos já expressos no texto. Por exemplo: “Havia dias em que eu precisava do abraço dela; outros muitos era ela quem procurava o meu”. Este último termo “o meu” demonstra o uso da zeugma nesse período, pois se pode inferir a elipse, ou seja, a omissão proposital do substantivo “abraço”.

Além da função primária de determinação, a simples inscrição de artigos ao lado de outras classes de palavras as converte em substantivos, como é o caso da substantivação de adjetivos. Por exemplo, na frase “O bom da história é que não houve fim.”, o artigo “o” transforma o adjetivo “bom” em um substantivo. Vale ressaltar que a palavra “bom” aparece nos dicionários com mais de uma acepção, seja como adjetivo, seja como substantivo, porque o fenômeno da substantivação é uma realidade nas construções sintáticas da língua portuguesa.

Em suma, os artigos desempenham papel fundamental na língua portuguesa porque, ao determinar e/ou substantivar, eles igualmente promovem a precisão, a coesão e a clareza dos discursos. Dito de outro modo, ao especificar, ao conectar ideias a termos, os artigos contribuem para a construção inequívoca de textos mais claros e coesos, essenciais para a transmissão efetiva de informações e sentimentos na comunicação humana.

Luciano Borges é Doutor em Letras pela Universidade Mackenzie, na área dos estudos discursivos e textuais – literatura, artes e mídias digitais