VÍDEO: Arutim lamenta notícias falsas sobre ampliação no horário do comércio
Adelaide Lavanini - 27 de junho de 2023
Compartilhar
Projeto que define funcionamento facultativo das 8 às 22 tramita na Câmara
O presidente do Sincomercio, Roberto Arutim, lamenta a divulgação de notícias falsas a respeito da ampliação no horário do comércio. O projeto que prevê funcionamento facultativo das 8 às 22 horas, de segunda-feira a domingo, tramita na Câmara. Segundo Roberto, circulam em grupos de mensagens informações falsas de que os colaboradores serão obrigados a trabalhar até 22 horas. “É uma judiação que um assunto tão sério como esse seja tratado dessa forma com mentiras”, disse. De acordo com Arutim, a lista falsa pretende coletar assinaturas para informar aos vereadores que os comerciários não concordam com a proposta. “A verdade é que serão dois turnos de trabalho, aumento de emprego e crescimento para o setor de turismo da nossa cidade”, acrescentou.
PROJETO: O gestor pondera que a Câmara recebeu o projeto tardiamente, apesar da demanda chegar ao Poder Executivo em outubro de 2022. Arutim reforçou que a convenção coletiva dos trabalhadores do comércio vence em 31 de agosto. “Na convenção temos as cláusulas sociais e econômicas e está concedido reajuste de 8,83% retroativo a setembro de 2022”, afirmou. “Gostaria que a Câmara votasse o mais rápido possível para a definição do horário fazer parte da nova convenção”, explicou.
APOIO: Arutim considera importante conversar com os vereadores para explicar a importância do projeto. “Toda mudança precisa ser bem explicada e conversada, Barretos tem sonho de ser estância há mais de 20 anos e por isso nasceu esse projeto”, destacou. “Supermercados, hotéis, farmácias e shopping todos têm dois turnos e ninguém foi prejudicado”, afirmou. O presidente do Sincomercio lembrou que convenções na década de 80, antes da Festa do Peão ir para o Parque, garantiam o direito para que as lojas de artigos country funcionassem aos sábados e domingos. “Portanto, nossa preocupação com o turismo é antiga e pretende valorizar nossa cidade”, destacou.
FACULTATIVO: Conforme o projeto, o comércio varejista em geral, shopping, hipermercados, supermercados e similares poderão funcionar no horário entre 8h00 e 22h00, de segunda-feira a domingo, inclusive nos feriados. Fica proibido o funcionamento no dia 1º de janeiro (Ano Novo), 1º de Maio (Dia do Trabalho), 12 de Outubro (Dia de Nossa Senhora) e 25 de Dezembro (Natal). “Ninguém é obrigado e nada é imposto, abre quem quiser, mas o horário de funcionamento é estipulado pelo Poder Executivo”, finalizou.
LEIA TAMBÉM
Ver mais notícias >>