Esqueci minha senha
As prioridades da cidade e dos cidadãos

O Diário - 2 de outubro de 2024

As prioridades da cidade e dos cidadãos

As prioridades da cidade e dos cidadãos

Compartilhar


A Rede Vida de Televisão colheu depoimento de bispos sobre o processo eleitoral municipal de 2024. O bispo de Campos, dom Roberto Paz, fez primorosa observação, afirmando:

- O vazio de participação e de consciência política do cidadão incentiva a corrupção e a cakistocracia o governo dos piores, como do cinismo e do perdularismo na administração. O voto não tem preço, traz compromisso, coerência e dignidade para o cidadão que deve voltar a ser agente de mudanças e construtor da sua própria cidade.

A observação do bispo fluminense serve para todos os brasileiros, de diferentes dioceses, católicos ou não. Porque a lucidez convida cada eleitor a viver sua cidadania, seu compromisso social e seu discernimento diante das prioridades da comunidade.

A reflexão episcopal vale para o eleitor barretense, envolvendo por opção de 3 candidatos ao executivo e 274 postulantes para 17 cadeiras no legislativo municipal. A exigência democrática é “dignificar” o voto, definindo com base na consciência, na vontade e na liberdade. A meditação permite ainda “descobrir que o mais importante não é que a cidade mude, mas que cada um possa mudar de postura, consciência e consistência”, crescendo na esperança, na partilha e na fraternidade.

A palavra orientadora de dom Roberto Paz fomenta a busca da harmonia interior, para que assim possa avançar a democracia, a justiça social e a liberdade. Um eleitor sério, sensível e seguro. Os dados mais recentes do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo estimaram o colégio barretense com 89.968 inscritos, sendo 75.598 com biometria.