Audiência Pública na Assembleia debate sobre a segurança em escolas
Adelaide Lavanini - 26 de abril de 2023
Rodrigo Costa/Alesp ALESP: Movimento com mandato coletivo debateu tema com diversos setores
Compartilhar
O aprofundamento do debate sobre como tornar as escolas públicas mais seguras para estudantes e profissionais da Educação foi o objetivo de uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
O encontro, promovido pelo Movimento das Pretas, mandato coletivo liderado por Monica Seixas (Psol), reuniu professores, estudantes, assistentes sociais, psicólogos, policiais, familiares e pesquisadores para ir mais a fundo na problemática da falta de segurança nas escolas públicas. Entre as propostas apresentadas estão o aumento da parceria com órgãos de Assistência Social e de Saúde Psicossocial; a ampliação de conversa e reflexões sobre diversidade e violência doméstica; a colocação em prática do ensino da história afro-indígena; a criação de mecanismos para denúncias de violências dentro das escolas, entre outras.
Outro ponto discutido no encontro foi a presença de policiais e guardas civis armados dentro das unidades escolares. Para os profissionais ouvidos, essa é uma ação paliativa e que não resolve o problema profundo da violência nas escolas. (ALESP).