Esqueci minha senha
Aumento de casos de Covid reforça necessidade de atualização vacinal

Sandra Moreno - 27 de fevereiro de 2025

Enfermeira Vanessa Geroli destacou importância da vacinaçãopara evitar casos de maior gravidade

Enfermeira Vanessa Geroli destacou importância da vacinaçãopara evitar casos de maior gravidade

Compartilhar


A atualização semanal da Covid-19, feita pela secretaria municipal de Saúde, traz 372 casos positivos e um óbito registrados entre 1º de janeiro e 24 de fevereiro, em Barretos. Em comparação com a semana anterior, até 16 de fevereiro, quando eram 287 casos confirmados, houve aumento de 85 novos registros em apenas oito dias. A maioria dos pacientes passou pela rede básica de saúde.

A preocupação é quanto à semelhança entre os sintomas da Covid-19 e das arboviroses, como a dengue, o que torna fundamental a busca por avaliação médica ao apresentar febre, dor de cabeça e dor no corpo. O diagnóstico correto possibilita um tratamento adequado desde os primeiros sintomas.

Na unidade básica de saúde localizada na zona norte de Barretos, foram realizados até 20 testes rápidos para Covid-19 em um único dia. Vanessa Geroli de Almeida Zanzarino, enfermeira da unidade, confirma o aumento de pacientes com sintomas da doença. No entanto, ela destaca que a gravidade dos casos tem sido significativamente menor do que em anos anteriores, atribuindo esse resultado à eficiência da vacinação.

Desde dezembro de 2024, a vacina contra a Covid-19 está incluída no Calendário Nacional de Vacinação,  com recomendação de acordo com o público: gestantes (uma dose a cada gestação) e idosos (uma dose a cada seis meses). No caso de grupos especiais, a partir de 5 anos, a vacinação deve ser periódica. Para imunocomprometidos a dose deve ser aplicada a cada seis meses. Outros grupos prioritários, como pessoas vivendo em instituições de longa permanência, puérperas, trabalhadores da saúde, com deficiência permanente, comorbidades, privadas de liberdade e em situação de rua, a recomendação é que a vacinação ocorra anualmente.

Para crianças com menos de 12 anos, os responsáveis devem consultar a unidade de saúde para verificar o esquema vacinal adequado, pois há três tipos de vacinas com protocolos distintos. “A Covid-19 é uma doença que, felizmente, tem apresentado sintomas mais leves devido à vacinação”, explica enfermeira.

A vacinação  para crianças, idosos e grupos prioritários segue um cronograma semanal. A imunização está disponível em todas as unidades de saúde de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, exceto no Postão, onde o horário é das 8 ao meio-dia.

VACINA DISPONÍVEL

Segunda-feira: América, Derby, Nova Barretos.

Terça-feira: Barretos 2, Ibirapuera, Pimenta.

Quarta-feira: ARE I, Luiz Spina, Los Ângeles.

Quinta-feira: Cecapinha, São Francisco, Marília.

Sexta-feira: Christiano Carvalho, CSU, San Diego.