Autarquia esclarece sobre captação e tratamento de água
luis.martins - 13 de setembro de 2023

Autarquia esclarece sobre captação e tratamento de água
Compartilhar
O SAAE esclareceu que há dois tipos de captação de água que atualmente mantém para o abastecimento da população barretense: a subterrânea e a superficial. Também informou que a qualidade da água é monitorada por meio de análises diárias, mensais e semestrais, seguindo as exigências do Ministério da Saúde e utilizando métodos aprovados e reconhecidos.
“Além do controle de qualidade efetuado pelo laboratório do SAAEB, existe o ProÁgua - Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, sob a coordenação da Vigilância Sanitária, que realiza coletas e análises laboratoriais em colaboração com o Instituto Adolfo Lutz”, divulgou a autarquia.
TIPOS
Na captação subterrânea, a água provém de diversos poços na cidade. O tratamento nesse caso é mais simplificado, envolvendo a adição de hipoclorito de sódio para desinfecção e flúor para prevenção de cáries.
Já na captação superficial, a água é retirada dos mananciais do Ribeirão Pitangueiras e do Córrego Aleixo, que são classificados como Classe 2 de acordo com a resolução n° 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Para esse tipo de manancial, o tratamento é completo e inclui etapas como coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação, com o objetivo de remover impurezas suspensas e dissolvidas na água.
As informações foram divulgadas em resposta a comentário feito por Rogério Magrão, no programa O Diário News, que foi ar na terça-feira (12).

LEIA TAMBÉM
Ver mais notícias >>