Esqueci minha senha
AVCC e Hospital de Amor confirmam encontro de voluntários no próximo dia 15

Adelaide Lavanini - 6 de julho de 2023

AVCC e Hospital de Amor confirmam encontro de voluntários no próximo dia 15

João Carlos da Silva Jony e o gerente de captação de recursos do Hospital de Amor, Luiz Antônio Zardini (foto Divulgação)

Compartilhar


O presidente da AVCC – Associação Voluntária de Combate ao Câncer, João Carlos da Silva Jony e o gerente de captação de recursos do Hospital de Amor, Luiz Antônio Zardini, estiveram reunidos para tratar dos preparativos para o Encontro de Voluntários do Hospital de Amor, programado para acontecer no próximo dia 15 de julho, no Centro de Eventos Dr. Paulo Prata, durante todo o dia.

Jony, presidente da AVCC Barretos, a primeira das Associações Voluntárias, explicou que o objetivo do evento é estar junto dos voluntários que atuam nas cidades da região para celebrar. “Queremos que nosso encontro tenha um clima de festa, de alegria e amor, pois sabemos o quanto essas pessoas que atuam no voluntariado são pessoas incríveis, que merecem nossa melhor acolhida e todo nosso carinho. Estamos programando uma festa linda, com palestra do dr. Rafael Haikel, com muita música boa, um almoço especial e muitos abraços”, disse ele.

Para o gerente de captação de recursos do Hospital de Amor o encontro é uma necessidade para fortalecimento do trabalho. “Os voluntários têm um papel importantíssimo na obra do Hospital de Amor, são pessoas com as mais diferentes histórias de vida que doam seu tempo em favor do outro. A comunicação entre as AVCCs e suas equipes é fundamental para que esse trabalho seja feito de maneira coordenada e auxiliando os pacientes nas diferentes fases do tratamento de câncer, por isso, esse encontro é tão especial”, afirma Zardini.

A expectativa é reunir cerca de 500 pessoas, vindas de cidades próximas, representando as mais de 30 AVCCs cadastradas pelo Hospital de Amor, em cinco estados brasileiros. A programação começa às 8h, com o receptivo e acolhida, e vai até por volta de 16h, com palestras, dinâmicas, música, dança, gastronomia e muita confraternização.

AVCC Barretos

A AVCC Barretos, a primeira a entrar em ação, foi fundada em 1997 por um grupo de voluntárias da Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer de São Paulo, tendo como objetivo prestar serviços voluntários gratuitos à pacientes diagnosticados com câncer no Hospital, nos alojamentos e nas residências particulares.

A entidade não tem fins lucrativos, credo religioso ou cunho político-partidário, e atualmente conta com o trabalho de mais de 60 voluntários, uma sede onde funciona seu brechó e onde recebe doações das mais diferentes espécies, desde roupas, tampinhas plásticas, lacres de latinhas, que são revertidos em recursos para as obras da entidade, até dinheiro, doação de mantimentos, remédios e equipamentos, que são utilizados diretamente por pacientes que não tem recursos para arcar com esses itens.

O presidente da entidade, João Carlos Silva Jony, conta que para ser um voluntário é primeiro preciso a vontade de ser. “Qualquer pessoa que queira doar seu tempo a quem precisa de carinho pode ser um voluntário da AVCC Barretos ou de qualquer outra AVCC no Brasil. Para isso, é preciso procurar a entidade, preencher um cadastro e se adequar a forma de trabalho de cada uma, doando algumas horas durante a semana, que podem ser em dias fixos, de maneira organizada, para que o trabalho flua com amor”, diz ele.

Hospital de Amor

Com mais de 60 anos de história e reconhecimento internacional por sua excelência em tecnologia e cuidado humanizado, o Hospital de Amor conta atualmente com mais de 5.300 colaboradores atuando em suas dezenas de unidades de tratamento, prevenção, reabilitação e pesquisa, relacionadas à área oncológica, espalhadas pelo Brasil. A entidade mantenedora da instituição (Fundação PIO XII) também administra centros de saúde não oncológicos na cidade de Barretos (SP), sendo estes: a Santa Casa de Misericórdia do município, 2 ambulatórios médicos de especialidade (um clínico e um cirúrgico), além de 5 unidades básicas de saúde (UBSs) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).