Barretenses enaltecem 56 anos de atuação do Jornal O Diário
Roberto José - 31 de março de 2025

Barretenses enaltecem 56 anos de atuação do Jornal O Diário
Compartilhar
Primeiro jornal circulou no dia 1º de abril de 1969 e completa hoje 17.419 edições
O dia 1º de abril é histórico para a comunicação barretense. Há exatamente 56 anos, a cidade de Barretos ganhava a primeira edição impressa do jornal O Diário, que se tornou o principal veículo da cidade. Circulando diariamente, com edições de terça a domingo, até hoje é reconhecido em todos os setores da comunidade, devido a sua linha editorial, ética e profissionalismo. Idealizado em 1969 pelos jornalistas João Monteiro de Barros Filho e Joel Waldo Dal Moro (em memória), segue a quase seis décadas levando a notícia com credibilidade para os leitores assíduos de Barretos e região.
A data de lançamento, foi escolhida pelos fundadores, estabelecendo um novo conceito de imprensa, de comunicação social e serviços à comunidade do órgão de integração do Vale do Rio Grande, tendo como tema: “No dia da mentira, uma grande verdade”. Em sua primeira edição, trouxe o conceito que permanece atual: “Ao povo, às autoridades, nossa inabalável fé nos destinos de Barretos e Região”.
Nestes 56 anos, os principais fatos da cidade de 1969 em diante estão registrados em suas páginas impressas e em arquivo digitalizado, totalizando hoje 17.419 edições. Além da edição impressa, O Diário está presente também em outras plataformas, incluindo a edição online e o aplicativo. O projeto multiplataforma garante que o conteúdo do jornal chega ao público nos mais variados formatos.
Confira depoimentos das autoridades e personalidades sobre os 56 anos de Diário.
“Hoje, 1º de abril, celebramos com grande alegria os 56 anos do Jornal O Diário, um marco na história de Barretos e um verdadeiro livro aberto que registra a vida da nossa cidade. Como alguém que teve a honra de vivenciar 42 anos dentro desse grande jornal, posso afirmar que O Diário é mais do que um meio de comunicação: é uma paixão para mim e para todos os barretenses. O jornal tem um papel fundamental na construção da nossa identidade. Parabenizo Marcelo Monteiro, que há mais de 10 anos tem conduzido com dedicação essa instituição que foi idealizada por seu avô, João Monteiro de Barros Filho, o Monteirinho, e posteriormente conduzida por Neto e Luiz Antônio. A permanência do Jornal O Diário é uma conquista e um orgulho para Barretos”.
Odair Silva, prefeito de Barretos
--------
“Acompanhei a história do Jornal O Diário desde o início. Na época, tínhamos nosso comércio — um posto de gasolina e a agência — localizados na Rua 20 com a 15. A redação do jornal ficava próxima, na 17 com a 20. Todos os dias, às seis da manhã, quando chegávamos para trabalhar, passávamos na oficina para pegar a edição do dia. Isso começou em 1969, e assim seguiu por muito tempo. Permanecemos ali até julho daquele ano, quando mudamos para outro local, mas a ligação com o jornal nunca se perdeu. O Jornal O Diário faz parte da minha vida desde a infância e continua até hoje. Tivemos a honra de ser os primeiros anunciantes do jornal, com a Volks Daher, e mantivemos o primeiro contrato publicitário por mais de cinquenta anos de atividade. Hoje, dia 1º de abril, parabenizo o Jornal O Diário por mais um ano de história. É um veículo de comunicação que sempre se destacou por transmitir a verdade, conquistando credibilidade e respeito na sociedade barretense”.
Mussa Calil Neto, vice-prefeito de Barretos
---------
"É com grande satisfação que parabenizo o Jornal O Diário pelos seus 56 anos de história em Barretos. Ao longo dessas décadas, desde Joel Waldo Dal Moro (em memória) e João Monteiro de Barros Filho, o jornal tem sido uma fonte essencial de informação, levando à nossa população notícias com credibilidade e compromisso. A imprensa tem um papel fundamental na construção de uma sociedade bem informada e democrática, e O Diário tem desempenhado essa missão com excelência. Em nome da Câmara Municipal de Barretos e dos vereadores, desejo vida longa ao jornal e muito sucesso aos seus profissionais, que diariamente trabalham para levar informação de qualidade à nossa cidade. Parabéns!"
Luís Paulo Vieira "Lupa", presidente da Câmara Municipal de Barretos
---------
"O Diário tem sido a voz autêntica de Barretos, registrando não apenas notícias, mas a própria história da nossa terra vibrante. Das festas tradicionais às transformações urbanas, este jornal conecta pessoas, preserva memórias e fortalece nossa identidade local. Como farol de informação e reflexão, mantém vivo seu compromisso com a verdade e o serviço à comunidade.
Parabéns O Diário de Barretos, por sua jornada de dedicação à nossa cidade!”
Fernanda Vazquez, juíza diretora do Fórum de Barretos
--------
“Nesses 56 anos O Diário tem se destacado como veículo de comunicação de qualidade que se pauta pelos princípios da ética e da construção de relações de amizade e fé! Em nome da Diocese de Barretos quero agradecer pela parceria nestes anos todos permitindo que a palavra de Deus e a vida da Igreja se tornem conhecidas! Ao Grupo Monteiro de Barros parabéns e que Deus permita que continuem por muitos anos a realizar sua missão com profissionalismo e competência!
Dom Milton Kenan Júnior, bispo Diocesano de Barretos
--------
“O jornal O Diário é um grande orgulho para Barretos e região. Uma trajetória de 56 anos levando informação de qualidade e prestação de serviço para nossa comunidade. O Diário passou por grandes transformações e por tempos diferentes da história nestas mais de cinco décadas, mas sempre manteve seu compromisso com a verdade e o apoio ao desenvolvimento de Barretos”.
Jerônimo Luiz Muzetti, presidente de Os Independentes
------
“Falar do aniversário de O Diário para mim é muito fácil. Estamos juntos há quase 50 anos. Eu só quero agradecer tudo o que O Diário fez não só pela minha empresa, mas por Barretos. O Diário é um jornal que mantém um canal aberto para todos, um editorial excepcional, e gosto muito do pessoal que trabalha lá, e dos donos nem se fala. Gosto muito do Totonho e o Neto é amicíssimo meu, e a gente se fala sempre. E não posso deixar de falar também do meu grande mestre e guru, Monteiro. Ele que me ensinou a gostar da propaganda e a usar a propaganda. É um pessoa a quem eu devo muito, é um exemplo de vida, para milhares de empresários. O Monteiro sempre está no meu coração. Parabenizo por tudo o que O Diário tem feito e vai continuar fazendo. Finalizo desejando a todos, parabéns, um grande abraço e continuem assim.”
Carlos Miziara, empresário e proprietário do Grupo Joia
-------
“Como é bom no despertar receber a edição de O Dário. É tempo de acreditar no futuro. Não tenhamos medo da vida. Parabéns pelo 56 aniversário”.
Pedro Alves, assinante de O Diário há mais de 50 anos
-------
“Hoje o Jornal O Diário completa 56 anos de atuação imparcial, com responsabilidade e ética, demonstrando assim que a imprensa tem seu papel fundamental na criação da nossa sociedade, levando a informação necessária para todos os seus leitores. Parabéns por nos manter informados por tantos anos.”
Belisário Rosa Leite Neto, presidente da OAB Barretos