Esqueci minha senha
Barretos não atingiu quórum para modelo cívico-militar e segue para nova votação

Sandra Moreno - 5 de abril de 2025

Ao todo, 70 unidades no estado votaram a favor da adoção do modelo,

REGIÃO: Comunidades de duas escolas pertencentes a Diretoria de Barretos foram favoráveis ao modelo

Compartilhar


Barretos ainda não garantiu adesão de nenhuma de suas escolas ao modelo cívico-militar proposto pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). Na primeira rodada de votação realizada entre 17 e 31 de março, as escolas estaduais Fábio Junqueira Franco, Benedito Pereira Cardoso e Silvestre de Lima, que manifestaram interesse no programa, não obtiveram o quórum mínimo exigido para aprovação.

A consulta pública, realizada junto à comunidade escolar — incluindo pais, responsáveis, estudantes e profissionais da educação — exige participação de ao menos 50% + um dos eleitores aptos, além da aprovação por maioria simples dos votos válidos.

Pela Diretoria de Ensino de Barretos, apenas duas escolas da cidade de Olímpia foram aprovadas nessa primeira fase: EE Dona Anita Costa e EE Dr. Wilquem Manoel Neves. Ao todo, 70 unidades no estado votaram a favor da adoção do modelo, enquanto cinco reprovaram a proposta. Outras sete se abstiveram e dezenas, como no caso de Barretos, não alcançaram o quórum mínimo.

Essas escolas seguem agora para uma segunda rodada de votação, que ocorrerá entre os dias 7 e 9 de abril, por meio da plataforma Secretaria Escolar Digital (SED). Caso o quórum ainda não seja atingido, uma terceira e última votação será realizada entre os dias 15 e 17 de abril.

A expectativa do Governo do Estado é que até 100 escolas adotem o modelo cívico-militar a partir do segundo semestre de 2025. Se mais de 100 unidades forem aprovadas, critérios de desempate serão aplicados, como a distância de até dois quilômetros de uma escola que não aderiu ao modelo e o número total de votos favoráveis.

O resultado final será divulgado no dia 25 de abril, e todas as etapas estão disponíveis na edição de 28 de fevereiro do Diário Oficial do Estado.