Barretos terá “Dia D” de vacinação contra febre amarela
luis.martins - 18 de fevereiro de 2025

Vírus da febre amarela é transmitido pela picada dos mosquitos infectados
Compartilhar
A prefeitura confirmou a realização no próximo sábado (22) do “Dia D” de vacinação contra a febre amarela. Na data, as 15 unidades de saúde da zona urbana com sala de vacina também estarão abertas, das 8 às 16 horas, para conferir carteirinha e aplicar o imunizante da febre amarela, caso desatualizada, e outras que não estejam em dia.
ORIENTAÇÃO
As ações de combate à febre amarela seguem recomendação da Secretaria de Estado de Saúde que orientou Barretos e outros municípios da região a ampliarem os esforços para proteger a população que não está com a vacina em dia, uma vez que o vírus foi confirmado em um primata em Colina.
O vírus está circulando no estado e já provocou a morte de cinco pessoas que não estavam vacinadas. A proteção contra a febre amarela é eficiente apenas 10 dias depois da vacinação, portanto, pessoas que pretendem viajar, especialmente no carnaval, devem procurar logo uma UBS para conferir a carteirinha.
PÚBLICO
Neste momento, para a região de Barretos, o Estado orientou que bebês de 6 a 8 meses também devem receber a vacina. Além disso, está mantida a vacinação habitual contra a febre amarela:
- bebês de 9 meses devem receber uma dose e todas as crianças que estejam com essa dose em atraso;
- crianças de 4 anos devem receber a segunda dose da vacina;
- crianças a partir de 5 anos, adolescentes e adultos que não receberam as duas doses antes dos 5 anos de idade e também não completaram a dose única depois dessa idade devem se vacinar.