Esqueci minha senha
Bispo escreve sobre Semana Santa 

O Diário - 6 de abril de 2023

Bispo escreve sobre Semana Santa 

Dom Milton Kenan Júnior Bispo de Barretos

Compartilhar


Em sua circular de abril, dom Milton Kenan Júnior aborda sobre a Semana Santa e a comemoração dos 50 anos da Diocese de Barretos. A seguir, a íntegra do documento: 

Prezados(as) irmãos e irmãs,

Nós iniciamos este mês de abril com a celebração da Semana Santa, que culmina com o Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor! Um tempo em que somos confrontados com sua Paixão, Morte e Ressurreição.

É importante saber que os relatos da paixão de Jesus são os textos mais antigos dos Evangelhos. Os apóstolos e catequistas das comunidades preocupavam-se em apresentar antes de tudo aos que abraçavam a fé um relato do que havia acontecido com Jesus nos seus últimos momentos. Mas, ao mesmo tempo conservavam estes fatos, lidos à luz da ressurreição, para que relembrados suscitassem no coração dos fiéis o desejo maior de amar o Senhor, e a disposição de dar a vida por Aquele que não poupou a Si mesmo, mas deu a vida por amor.

Aos poucos não bastou relembrar os fatos, mas revivê-los na liturgia para que, participando destes acontecimentos, os que creem se dessem conta de que o martírio de Cristo é a grande prova do amor dele pela humanidade, e o convite para que todos o imitemos, oferecendo nossa vida como dom a Deus e aos irmãos.

Neste ano, para nós, a celebração da Páscoa deve ter o sabor do jubileu áureo de nossa Diocese. Tendo retomado totalmente a vida normal, apesar da pandemia, com alegria vemos nossas igrejas reencherem-se com o nosso povo, ansioso por celebrar os mistérios centrais da nossa fé.

Apesar dos muitos desafios que nos cercam, podemos voltar a celebrar a alegria pascal com fervor e esperança renovados. Na noite do Domingo da Ressurreição veremos ressoar o Aleluia em nossas vigílias, anunciando a vitória de Cristo sobre a morte e o mal.

Os anjos que anunciam a vitória de Jesus sobre a morte exclamam: “Ressuscitou!”. A morte não foi capaz de vencê-lo, não foi capaz de sepultar a vida; mas a vida é mais forte do que a morte.

Fazendo memória dos 50 anos de nossa Diocese, a celebração da Páscoa quer fazer ressoar aos nossos ouvidos o anúncio dos anjos na manhã do Domingo da Ressurreição: “Ressuscitou! Jesus vive! Ele está entre nós!”

Quantas vezes abatidos pelas circunstâncias difíceis que nos cercam, ou então, desanimados pelo pouco resultado de nossos esforços; ameaçados pelos profetas da desgraça que são incapazes de ver a beleza nos pequenos gestos, sentimo-nos sós e abandonados à nossa própria sorte.

A Páscoa da Ressurreição do Senhor nos garante a presença do Senhor Ressuscitado em nosso meio, que nos quer fazer compreender que, no reverso de toda realidade marcada pela morte, está o germe da ressurreição que desabrocha e cresce lentamente.

Nesses 50 anos de vida eclesial, não foram poucas as sombras da morte que pairavam sobre nós; mas muito mais intensos foram e são os raios da vida nova, que Cristo conquistou para nós pela sua morte e ressurreição, que nos animam e não nos permitem nos deter pelo caminho.

Feliz Páscoa! Como Igreja que caminha impulsionada pela força do Espírito Santo, deixemos que a luz do Ressuscitado desponte em cada uma de nossas comunidades, e nos faça verdadeiras testemunhas da Ressurreição!

Dom Milton Kenan Júnior Bispo de Barretos