Esqueci minha senha
Bombeiro reforça cuidados e alerta sobre risco de afogamento

O Diário - 8 de janeiro de 2023

Compartilhar


O Corpo de Bombeiros reforça cuidados e alerta a população sobre o risco de afogamentos. Oito mortes foram registradas em 2022 na região de Barretos. Segundo o tenente Alexandre Gusson, a chegada do verão e altas temperaturas provocam maior incidência nos casos de afogamento.


“Por isso, o Corpo de Bombeiros realiza trabalho de prevenção com panfletagem e orientações durante o ano no Programa Bombeiro nas Escolas que aborda sobre as emergências clínicas e outras como acidente de trânsito e prevenção a afogamentos seja em piscina ou em locais naturais”, disse. Os óbitos registrados na região foram quatro em Barretos, 1 em Guaíra, 2 em Colômbia e 1 em Miguelópolis.


“Para se evitar esse tipo de ocorrência, primeiramente a pessoa não deve adentrar se não conhece o local, se não tem segurança. Não deve entrar em rios, lagoas e açudes, que geralmente ficam em locais particulares, que não têm acesso de viaturas e nem prevenção de guarda vidas”, disse o tenente Gusson. Em relação a qual atitude tomar ao perceber um afogamento, o tenente disse que não se deve entrar na água, e sim lançar algo, para que a pessoa possa se agarrar e manter-se flutuando e ligar no telefone 193 para que se faça o resgate.


“Evite entrar para tentar salvar essa pessoa, visto que geralmente a pessoa que entra, ela não tem uma aquabilidade necessária para retirar essa vítima. Ela vai se transformar em outra vítima”, afirmou.  “O importante é prevenir e evitar esse tipo de atitude, entrar em locais que não se conhece, e não é adequado para banho”, concluiu o tenente Alexandre Gusson.