Bombeiros realizam simulado de soterramento com vítimas
luis.martins - 29 de julho de 2022
Treinamento foi realizado no pátio da secretaria de Obras da prefeitura
Compartilhar
Um simulado de soterramento com vítimas foi realizado nesta sexta – feira (29), no pátio da secretaria de Obras da prefeitura em Barretos. O trabalho foi coordenado pelo Corpo de Bombeiros, através da capitã Sandra Elaine de Andrade Bueno de Camargo, comandante do 2º Sub Grupamento de Bombeiros de Franca, e do tenente Frank Fernando Andrade, comandante do Posto de Bombeiros de Barretos, e contou com a participação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e equipes da Defesa Civil. Consistiu numa simulação de socorro a 13 vítimas de um soterramento, duas delas numa galeria e outra em um poço.
A capitã Sandra informou que o simulado é importante para que os órgãos envolvidos, possam estar atuando em conjunto, e prestarem um rápido atendimento as vítimas, e verificar o que pode ser melhorado. “Foi um simulado envolvendo vítimas de soterramento, em que nós tivemos frentes que atuaram no primeiro atendimento de múltiplas vítimas soterradas. Tivemos aqui a participação da Defesa Civil Municipal, SAMU e o Corpo de Bombeiros, todos atuando em conjunto para um rápido atendimento para que a gente pudesse estudar e verificar o que pode ser melhorado no dia a dia”, disse.
O tenente Frank ressaltou que a simulação é importante para aproximação dos profissionais envolvidos. “A simulação é extremamente importante, para aproximação tanto do profissional, seja ele do SAMU, da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros, com realidades que são ocorrências não comuns. Isso é importante para que a gente tenha essa vivacidade, lembranças, sejam avaliados possíveis erros e os pontos a melhorar. E consigamos melhorar a eficiência do nosso atendimento. Hoje aqui nós tivemos aproximadamente 40 pessoas só envolvidas no atendimento, além de outras pessoas que atuaram como vítimas, e que participaram da organização”, confirmou.
O médico Paulo Muzetti, coordenador geral do SAMU, destacou o trabalho conjunto com o Corpo de Bombeiros e disse que o treinamento foi de grande relevância para salvamento de vítimas. “Foi um treinamento que fizemos com o Corpo de Bombeiros para salvamento de pessoas que estavam dentro de uma construção que veio ao chão. Isso reforça mais ainda, como acessar essa vítima, como conduzir essa vítima, como classificar ela, para que possamos conduzi-la ao hospital, o mais rápido possível dentro de uma classificação que existe. Foi muito bom, a nossa regional esteve aqui em peso, para que pudesse acompanhar esse treinamento”, concluiu.
LEIA TAMBÉM
Ver mais notícias >>Acidente envolvimento caminhão em vicinal mobiliza SAMU e...
importacao - 27 de novembro de 2019
Caminhoneiro desconhecido retirou a vítima e não esperou o resgate