Bombeiros realizam treinamento de salvamento em ambientes confinados
luis.martins - 7 de março de 2023
Treinamento teve parte teórica pela manhã na sede dos Bombeiros
Compartilhar
Atividades teórica e prática ocorreram na preparação para atendimento a ocorrências
O Corpo de Bombeiros em Barretos realizou, na terça – feira (7), um treinamento para casos de salvamento em ambientes confinados. O exercício foi coordenado pelo tenente Frank Fernando Andrade com a participação de 21 bombeiros, entre eles oficiais da área do 9º Grupamento de Bombeiros da região de Ribeirão Preto, além de integrantes da prontidão de Barretos.
A parte teórica ocorreu pela manhã na sede do Posto de Bombeiros na avenida 39. A parte prática foi realizada à tarde dentro de uma galeria fluvial, construída recentemente pela prefeitura na avenida Fraternidade Paulista, no Parque Enéas Carneiro. “O treinamento é realizado na parte específica para salvamento em ambientes confinados. São ambientes que têm restrição de ventilação, de condição atmosférica e tendem a possuir em seu interior concentração de gases tóxicos, inflamáveis e asfixiantes. Trouxemos todos os oficiais da região do 9º Grupamento de Bombeiros, que abrange toda a área de Ribeirão Preto e também os bombeiros da prontidão de Barretos, que estão sendo treinados e orientados sobre esse tipo de ocorrência. Eles vão multiplicar seus conhecimentos para os demais bombeiros da nossa região”, disse o tenente Frank.
O comandante confirmou que recentemente, no dia 3 de janeiro deste ano, o Corpo de Bombeiros atendeu em Barretos uma ocorrência de acidente de trabalho em que dois homens passaram mal, após inalarem solvente quando pintavam uma caixa d’água na escola Antônio Olympio.
“É um cenário de risco, houve um acidente com uma caixa d’ água, onde um trabalhador ficou desorientado e inconsciente no interior dessa caixa d’água no momento da pintura. E houve o empenho das equipes do Corpo de Bombeiros, esse cenário é um cenário de extremo risco não só para a vítima, mas também para os bombeiros. Então é necessário que a gente tenha treinamento constante, esteja sempre atualizando os nossos conhecimentos para que não nos coloquemos em risco e tenhamos condições tanto de nos manter com saúde assim como fazer o resgate adequado de todos que estejam envolvidos”, concluiu.
LEIA TAMBÉM
Ver mais notícias >>