Esqueci minha senha
Campanha de atualização de rebanhos do segundo semestre

luis.martins - 29 de outubro de 2024

Ações para garantia da sanidade animal foram divulgadas pela secretaria estadual de Agricultura

Ações para garantia da sanidade animal foram divulgadas pela secretaria estadual de Agricultura

Compartilhar


A Campanha de Atualização de Rebanhos no Estado de São Paulo começou na segunda-feira (28). Após o fim da obrigatoriedade da vacinação contra a Febre Aftosa no Estado de São Paulo, o produtor rural passa, também em caráter obrigatório, a ter que atualizar seus rebanhos junto ao sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE).

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, informa que os proprietários devem declarar todas as espécies, além dos bovídeos, presentes em suas propriedades até o dia 31 de dezembro.

A Defesa Agropecuária informa ainda, que a Guia de Trânsito Animal somente é emitida após a atualização de todas as espécies animais existentes na propriedade (bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho da seda).

A declaração pode ser feita diretamente no sistema GEDAVE. Outra forma de efetuar a declaração é pessoalmente em uma das Unidades da Defesa Agropecuária distribuídas nas regionais e também, através do envio por e-mail do formulário.

Brucelose

Também está em vigor a campanha de vacinação contra a Brucelose, a qual sofreu alterações em normativas. A vacinação das fêmeas bovinas e bubalinas que têm de três a oito meses de idade contra a Brucelose, deixa de tornar obrigatória a marcação a fogo. De acordo com as publicações, fica estabelecido para a identificação da vacinação contra a doença para animais dentro do território de São Paulo, de forma alternativa, a identificação individual auricular, tipo botton.