Esqueci minha senha
Campanha “Outubro Rosa” destaca prevenção ao câncer de mama

luis.martins - 13 de outubro de 2024

Dr. Idam Júnior explicou sobre prevenção ao câncer de mama (Foto: Hospital de Amor de Barretos)

Dr. Idam Júnior explicou sobre prevenção ao câncer de mama (Foto: Hospital de Amor de Barretos)

Compartilhar


O Hospital de Amor de Barretos realiza uma série de ações de prevenção ao câncer ao longo do ano e, neste mês, o chamado “Outubro Rosa”, destaca principalmente a importância da realização de exames relacionados ao câncer de mama.

Levantamentodo Instituto Nacional de Câncer (INCA), aponta que o câncer de mama é o tipo mais comum na população feminina mundial, com cerca de 74 mil novos casos/ano e uma incidência crescente ao longo dos anos. A preocupação é ainda maior considerando-se que fatores associados ao não conhecimento da doença e suas formas de prevenção resultam em um diagnóstico cada vez mais tardio, em fase avançada.

“Infelizmente, boa parte das pacientes (40%) são diagnosticadas em fase avançada da doença, o que implica em tratamentos de maior morbidade e mortalidade”, explica o mastologista Idam Júnior, da equipe do HA. De acordo com o médico, o fator preponderante para transformar o câncer de mama de incurável para curável, é o diagnóstico precoce. “Isso faz com que a paciente tenha um tratamento menos complexo e mais ágil, o que favorece o retorno o mais rápido para as suas atividades habituais”, completa.

MAMOGRAFIA

Entre os exames, a mamografia é considera como o método que consegue detectar este tipo de tumor em fases iniciais, permitindo maiores taxas de cura.

“Para a mamografia de rastreamento, ou seja, em mulheres assintomáticas, a indicação é a partir dos 40 anos de idade. Porém, há situações em que o exame pode ser indicado antes, principalmente em mulheres com alterações genéticas que aumentam o risco de desenvolvimento do câncer de mama. Assim como qualquer outro exame, ela possui limitações que podem diminuir a sua eficácia na detecção do câncer de mama – seja pela qualidade do exame, seja pela experiência do médico que lauda, ou seja por fatores da própria paciente, como as que possuem mamas densas, por exemplo, em que há uma maior concentração de glândula mamária. De qualquer maneira é importante lembrar que a mamografia não faz nenhum diagnóstico, ela seleciona as pacientes que precisam ou não de uma investigação por meio da biópsia”, alerta o mastologista.

RECOMENDAÇÃO

O Hospital de Amor de Barretos orienta que a mulher entre 40 e 49 anos deve fazer a mamografia anualmente. As que tem entre 50 e 69 anos, a recomendação é que a mamografia seja realizada a cada dois anos. Em caso dúvida, sempre importante lembrar de consultar o médico regulamente e estar em dia com saúde.