Cartório entra na reta final dos preparativos para eleição de outubro
Adelaide Lavanini - 11 de setembro de 2022
ELEIÇÃO: Alessandra Tamarozi explicou sobre o trabalho da Justiça Eleitoral
Compartilhar
Local disponibiliza treinamento para votação na urna e cola eleitoral
O Cartório da 21ª Zona Eleitoral entra na reta final dos preparativos para o pleito de 2 de outubro. A partir desta semana, serão realizadas reuniões virtuais para tirar dúvidas de diretores de escola, presidentes de mesas receptoras de votos, pessoal de apoio e junta eleitoral. A chefe do cartório, Alessandra Tamarozi, confirmou que as reuniões são importantes para garantir eleições tranquilas. “Informamos nos treinamentos tudo o que recebemos do TRE e TSE para que as pessoas conduzam a eleição de forma tranquila e o eleitor possa exercer seu direito de votar”, disse. Segundo Alessandra, a cerimônia de lacração das urnas está marcada para 22 de setembro. Neste ano, o juiz Carlos Fakiani Macatti será responsável pela condução da eleição em Barretos e Colômbia.
COLA ELEITORAL: A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor leve o número de seus candidatos anotados. “Principalmente no primeiro turno que são muitos cargos em disputa e pode haver confusão sobre a ordem de votação”, disse Alessandra. O Cartório da 21ª Zona Eleitoral disponibiliza a “cola eleitoral” para que os eleitores possam anotar os números dos candidatos.
Os mesários responsáveis pelas triagens nas filas, serão orientados a verificar se os eleitores têm as anotações ou disponibilizar formas para que anotem. Em 2 de outubro, estão em disputa cinco cargos que devem ser escolhidos nessa ordem: deputada ou deputado federal (quatro dígitos); deputada ou deputado estadual ou distrital (cinco dígitos); senadora ou senador (três dígitos); governadora ou governador (dois dígitos) e presidente da República (dois dígitos). O Cartório também oferece urnas para treinamento da votação.
CELULARES: A proibição de celulares nas cabinas de votação consta em lei de 2011. “Desde que foi implementada a 21ª Zona Eleitoral adota esse procedimento e disponibiliza mesas para colocar o celular”, disse Alessandra. A recomendação é para que o eleitor que tenha o E-título com foto se identifique pelo aplicativo. Neste ano, os eleitores que coletaram a digital na Justiça Eleitoral serão identificados pela biometria. Eleitores que tenham digitais coletadas em outros órgãos também poderão ser identificados. “Porém, os eleitores que não têm cadastro biométrico não serão impedidos de votar”, finalizou Alessandra. Barretos tem 256 seções e 91.066 eleitores aptos.
LEIA TAMBÉM
Ver mais notícias >>