Centro de monitoramento de imagens amplia segurança, dizem autoridades
luis.martins - 4 de julho de 2024
Centro de monitoramento de imagens está localizado na avenida Aerostato, esquina com a via Frade Monte, no bairro Rios
Compartilhar
Major da PM e delegado seccional destacam iniciativa da prefeitura barretense
A major Esther Santos elogiou a implantação do Centro de Controle e Operação Integrado Inteligente, que permite o monitoramento de imagens captadas por câmeras de segurança em vários pontos da cidade. A iniciativa da prefeitura foi viabilizada como parte do projeto “Barretos Inteligente” e teve inauguração oficial na noite de quarta-feira (3).
A coordenadora operacional do 33º BPMI destacou a importância deste monitoramento para as ações policiais. “Como representantes da segurança pública, a gente agradece muito e é uma gratidão vermos esta fase do projeto bastante sólida”, afirmou, lembrando também o trabalho de combate a crimes que envolve diretamente, além da PM, as policias Civil e Científica.
POLÍCIA MILITAR: Major Esther Santos fez pronunciamento na inauguração (Foto: Divulgação)
O delegado seccional Antonio Mestre Júnior ressaltou que o monitoramento por vídeo, com uso da tecnologia de imagens para combater o crime, é de grande importância e mostrou entusiasmo com a iniciativa do governo da prefeita Paula Lemos.
“Os servidores da segurança pública estão entusiasmados com este investimento, primeiro pelo desestímulo à criminalidade. No meio da comunidade de criminosos - que formam uma comunidade marginal, paralela - vai circular que ficou difícil praticar um crime na cidade de Barretos, tendo em vista o nível de monitoramento com a coleta de imagens. Isso já desestimula e muito, porque eles tem medo de local iluminado, cheio de gente e tem medo de imagens. Costumo falar muito para os meus alunos na Academia de Polícia que bandido não tem medo de arma, bandido tem medo de imagens, de fotografia, porque é a foto dele que o leva para cadeia. E é isso que estamos providenciando agora com este investimento muito oportuno feito pela nossa cidade”, declarou.
O seccional lembrou ainda que imagens permitem que as respostas da polícia possam ser mais rápidas e eficazes, incluindo flagrantes ou mesmo a prevenção de crimes. Também citou que as imagens captadas podem ser incluídas no inquérito policial, ampliando o poder de convencimento junto às autoridades do Judiciário.
POLÍCIA CIVIL: Delegado seccional Antonio Mestre Júnior discursa na solenidade
CENTRO
De acordo com o consórcio Barretos Inteligente, são 12 câmeras já em funcionamento em cinco locais. No total, o projeto contempla 40 pontos da cidade com 84 câmeras de monitoramento, cujos locais foram sugeridos pelas equipes de segurança. O sistema está interligado ao programa Muralha Paulista do governo estadual.
HOMENAGEM
Localizado na avenida Aerostato, esquina com a via Frade Monte, no bairro Rios, o Centro de Controle e Operação Integrado Inteligente recebeu o nome de “Claudio Bortolo”, em homenagem póstuma ao produtor rural barretense.