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O Diário - 18 de abril de 2025

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Luciano Borges é Doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, na área dos estudos discursivos e textuais – literatura, artes e mídias digitais 

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Dicas Gramaticais

A produção de textos dissertativo-argumentativos exige não apenas a apresentação clara de ideias, como também o domínio dos mecanismos linguísticos que garantem a progressão textual e a coesão entre os segmentos. Nesse contexto, o uso adequado de conectivos é essencial, uma vez que eles estabelecem relações semânticas específicas que auxiliam o leitor na construção de sentido. Dentre esses conectivos, é possível reconhecer aqueles que melhor se adaptam a cada momento do texto: à introdução, ao desenvolvimento dos argumentos e à conclusão.

Na introdução, por exemplo, os conectivos de conformidade como “de acordo com”, “conforme” e “segundo” são eficazes para apresentar um ponto de partida referencial, alinhado ao tema proposto. Já na etapa do desenvolvimento, conectivos como os de causa (“em razão de”, “devido a”, “visto que”), oposição (“no entanto”, “porém”), ressalva (“a despeito disso”, “mesmo assim”) e adição (“além disso”, “ademais”) cumprem funções imprescindíveis ao articular argumentos, inserir contra-argumentações e enriquecer a exposição com nuances e aprofundamentos. Além disso, os conectivos de finalidade, como “a fim de” e “com o intuito de”, colaboram para explicitar intenções e metas dentro da argumentação, reforçando o encadeamento lógico entre ideias.

Finalmente, os conectivos de conclusão, como “portanto”, “por fim” e “desse modo”, cumprem a função de sintetizar o que foi desenvolvido e conduzir o texto a um desfecho coerente, reforçando a tese ou propondo uma reflexão final. Aliás, a escolha criteriosa desses articuladores, respeitando sua função semântica no texto, é muito importante para a construção de uma redação coesa, clara e alinhada à norma-padrão da língua portuguesa. Por essa razão, o domínio dos conectivos deve ser visto como uma competência essencial para qualquer produção textual que vise à excelência argumentativa e formal.

Prof. Luciano Borges é Doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, na área dos estudos discursivos e textuais – literatura, artes e mídias digitais