Esqueci minha senha
Colaboradores da Tereos plantam mil mudas em fazenda de Barretos

luis.martins - 23 de setembro de 2024

Colaboradores da Tereos durante plantio de mudas de árvores (Foto: Divulgação)

Colaboradores da Tereos durante plantio de mudas de árvores (Foto: Divulgação)

Compartilhar


Por meio do programa Fazendo Acontecer, colaboradores da Tereos se mobilizaram em ação voluntária de reflorestamento, em compromisso com o meio ambiente e a biodiversidade. A iniciativa faz parte do compromisso socioambiental da empresa, uma das empresas líderes na produção de açúcar, etanol e bioenergia do país.

Em comemoração ao Dia da Árvore (celebrado em 21 de setembro), foi realizado o plantio de mudas de árvores nativas em uma fazenda localizada em Barretos. Ao todo, a companhia irá destinar 1000 mudas para o projeto de recuperação no local – 600 delas foram já plantadas durante a ação.

A iniciativa foi realizada por meio do Tereos Fazendo Acontecer, programa de engajamento de colaboradores em ações voltadas para a comunidade. Cerca de 70 colaboradores de todas as unidades da companhia participaram da ação voluntária em prol do meio ambiente.

Rafaela Shiota, gestora de Meio Ambiente da Tereos, reforça a importância da iniciativa para preservação hídrica e, também, da biodiversidade da região. “O projeto resultará na formação de um corredor ecológico ligando a nascente e fragmentos da mata ao corpo hídrico, aumentando a diversidade da fauna e flora no local e contribuindo, de maneira significativa, com a comunidade de forma geral”, explica.

Com compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente, a Tereos conta com planos de reflorestamento e de recuperação de nascentes, por meio do programa Olhos D’Água, nas comunidades onde atua. A nascente escolhida para a ação fará parte do projeto e abastece o córrego Pitangueiras, um dos principais do município.  

Durante a safra 23/24, a empresa trabalhou em quase  3 mil hectares de reflorestamento, o equivalente a cerca de 3 mil campos de futebol. Além disso, já recuperou duas nascentes e outras cinco estão em processo de recuperação.  

As mudas utilizadas nos projetos são produzidas no viveiro próprio da Tereos, localizado na unidade Cruz Alta ( localizada em Olímpia). O espaço possui capacidade de produção anual de até 150 mil mudas de 80 espécies nativas diferentes.