Esqueci minha senha
Começa mutirão de rastreamento de câncer colorretal em unidades básicas de saúde

O Diário - 19 de fevereiro de 2025

mutirão para rastreio na rede básica de saúde

PREVENÇÃO: mutirão para rastreio na rede básica de saúde

Compartilhar


O Hospital de Amor, maior centro oncológico de atendimento 100% gratuito da América Latina, realizará nos próximos dias, um mutirão em diversas Unidades Básicas de Saúde do município de Barretos (SP) para realização do teste de imunoquímico fecal (FIT), um exame de sangue oculto nas fezes que ajuda a rastrear o câncer colorretal.
Participarão do mutirão: UBS Pimenta, UBS CSU e UBS Cristiano de Carvalho. O teste FIT é considerado um método simples, indicado para homens e mulheres que tenham entre 50 e 65 anos, que não tenham feito nenhum exame de colonoscopia ou de retossigmoidoscopia nos últimos cinco anos, não tenham nenhum histórico de doença inflamatória intestinal e de pólipos colorretais.
Os interessados devem se apresentar na UBS escolhida, na data e horário pré-estipulados, portando RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Não é necessário agendamento. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer colorretal é o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil. Ele é também conhecido como câncer de cólon e reto. é tratável e, na maioria dos casos, curável se detectado precocemente.