Como a tecnologia na indústria contribui com a acessibilidade?
O Diário - 11 de abril de 2025

Victor Mantic é coordenador de Inovação Tecnológica da AACD
Compartilhar
Setor estratégico para o país, a indústria gera empregos, renda e impulsiona a inovação. A ascensão de novas tecnologias, como Inteligência Artificial, reestruturou processos em um novo modelo, que está sendo chamado de 4ª revolução industrial.
Na indústria da saúde, é possível unir a modernização da produção a um importante papel social ao promover a qualidade de vida e autonomia de pessoas com mobilidade reduzida. Nesse contexto, destacam-se as oficinas ortopédicas, especializadas em próteses, órteses e outros equipamentos. Segundo o IBGE, a população do país é composta por 18,6 milhões de pessoas com alguma deficiência. A dificuldade para andar ou subir degraus é o relato mais frequente, indicando que para 3,4% da população os meios auxiliares de locomoção podem ser necessários.
Nos mercados nacional e internacional, a maioria das oficinas ortopédicas ainda utiliza o trabalho manual. A tecnologia está ganhando espaço no meio, com ganhos em eficiência e agilidade na produção.
Entre as instituições pioneiras no segmento no Brasil, em 1962, a AACD inaugurou a sua primeira Oficina Ortopédica em São Paulo. Hoje, nas cinco oficinas da AACD no Brasil, quase 80% da produção é digital. A organização se posiciona na vanguarda com a introdução de diversos processos tecnológicos que tornam mais leves, resistentes e respiráveis os mais 62 mil produtos entregues anualmente.
Tecnologias digitais para escaneamento e modelagem computadorizada por meio de softwares e uso de manufatura aditiva, como impressoras 3D, são algumas das estratégias adotadas. A digitalização e o uso de equipamentos avançados possibilitam o aumento da produtividade , qualidade e conforto, além da diminuição do descarte de materiais. Na AACD, toda essa infraestrutura tecnológica e a excelência de tratamento ortopédico da instituição estão disponíveis via SUS, o que promove um impacto social significativo.
A digitalização está alinhada com o futuro da indústria. Para as oficinas ortopédicas, o movimento agrega valor social com a escalabilidade da produção e redução de tempo de espera pelos produtos, além de promover o uso consciente de recursos naturais e gestão de resíduos. É um caso que exemplifica a repercussão positiva da tecnologia na vida das pessoas.