Conferência do meio ambiente
O Diário - 23 de fevereiro de 2025

Conferência do meio ambiente
Compartilhar
A Estância Turística de Barretos tem extremo interesse na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, prevista para maio em Brasília. O vice Mussa Calil Neto foi o representante barretense na 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente realizada em Sertãozinho em janeiro. São Paulo agendou a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente para o dia 12 de março. O evento será na Cidade Universitária da USP, na capital paulista, a partir das 8 horas da manhã.
O encontro paulista envolve todos os 645 municípios, sendo que somente 68 cidades não apresentam ocorrências de desastres ambientais. Cada município tem um mapa de suscetibilidade de deslizamentos e inundações. Enchentes e calor na pauta do verão 2025. A região tem sido afetada também por queimadas, questões de abastecimento de água e proteção de nascentes.
A imprensa paulistana revelou recentemente que a cidade de São Paulo é a que mais sofre com as ilhas de calor. São Bernardo do Campo, Guarulhos e Campinas estão no topo da lista paulista.
A presença barretense no evento estadual de março é oportuna. Interessante observar ainda que a Campanha da Fraternidade 2025 no país – incluindo a diocese de Barretos – vai abordar o tema Ecologia Integral.
Um olhar ativo, uma postura inovadora e a atitude transformadora desafiam a Estância Turística de Barretos, pelas suas condições hídricas, a diversidade do agronegócio e as exigências sanitárias. O cenário local da dengue é um sinal evidente que é preciso “coragem e determinação”, educação e cultura, investimentos e programas para colocar a Ecologia Integral em patamar de reflexão e construção efetiva.