Esqueci minha senha
Conselho Curador da FEB afasta reitor para apurar denúncias

luis.martins - 13 de novembro de 2024

Professor Angelo Davis estava no cargo desde julho de 2021

Professor Angelo Davis estava no cargo desde julho de 2021

Compartilhar


O Conselho Curador da Fundação Educacional de Barretos (FEB) decidiu afastar temporariamente o reitor Angelo Davis.

A medida consta em portaria do órgão. A reportagem apurou que o afastamento inicialmente é pelo prazo de 30 dias, com possibilidade de prorrogação por igual período.

O afastamento foi determinado pelo Conselho para apurar denúncias de supostas irregularidades que teriam sido praticadas pelo reitor no exercício de suas funções.

O Conselho também nomeou uma comissão que será responsável pela apuração das supostas irregularidades, que é composta por três integrantes do órgão.

O afastamento temporário do reitor Angelo Davis foi comunicado aos funcionários, professores e demais colaboradores da instituição. Ele está no cargo desde julho de 2021, sendo o responsável pela gestão do Unifeb, o centro universitário que é ligado à Fundação Educacional de Barretos.

Durante o período de apuração, conforme previsto no estatuto da FEB, assume a função do reitor a diretora administrativa Eliane Araújo Cardoso da Silva Santana.

COMUNICADO

Em comunicado oficial, o Conselho Curador, presidido Vitor Edson Marques Júnior, confirmou o afastamento temporário do reitor, mas não deu maiores detalhes sobre os motivos que levaram a tal decisão. "O Conselho Curador da FEB determinou o afastamento do Reitor para apurações internas, nos termos regimentais", informou em nota.

CONSELHO

O Conselho Curador é o órgão superior de deliberação da FEB (Fundação Educacional de Barretos) exclusivamente incumbido de zelar pelo cumprimento de sua finalidade e visão institucional, pela estabilidade econômico-financeira dessa organização, pela gestão dos riscos das atividades desenvolvidas e apoiadas, pela preservação de seu patrimônio e pela otimização do retorno social do investimento de seu instituidor no longo prazo.

Segundo publicação oficial da FEB, o conselho é “ formado por cidadãos, portadores de diploma de ensino superior, residentes e domiciliados no município da Estância Turística de Barretos, compromissados em possibilitar o acesso ao ensino de qualidade para o progresso intelectual da população e a contribuir com o desenvolvimento econômico nacional e regional por meio da educação”.

Ainda conforme a públicação oficial, o Conselho Curador atua como o elo entre a finalidade da instituição e sua gestão, orientando e supervisionando a relação desta com as demais partes interessadas.

A função de membro do Conselho Curador é considerada como serviço de relevante interesse público, sendo exercida de forma voluntária (pro bono), ou seja, não remunerada.

OUTRO LADO

A reportagem tentou contato com o reitor Angelo Davis, desde o início da tarde desta quarta-feira (13) para que possa se manifestar sobre o afastamento determinado pelo Conselho Curador, mas não obteve resposta das ligações feitas para o telefone do reitor. Também procurou posicionamento ou mesmo o contato pessoal com o reitor através da assessoria de imprensa da FEB, mas não obteve sucesso.

"O Diário" continua à disposição para publicar a manifestação do professor Angelo Davis sobre a decisão do Conselho Curador, o que será feito tão logo ele se posicione.