Esqueci minha senha
Debate entre candidatos a prefeito tem foco em crise hídrica, educação e saúde

Adelaide Lavanini - 21 de setembro de 2024

Compartilhar


Grupo Monteiro de Barros promoverá mais um debate no dia 1º de outubro

Os candidatos a prefeito Odair Silva (REP), Raphael Oliveira (PP) e Tatiane Muzetti (PSDB) apresentaram propostas no primeiro debate promovido pelo Grupo Monteiro de Barros. Os postulantes ao cargo responderam perguntas entre si e de jornalistas e focaram  na crise hídrica, educação e saúde. O encontro foi mediado pelo jornalista Luis Otavio Martins e transmitido ao vivo em áudio e vídeo pelas rádios O Diário Independente FM e Jovem Pan News, além das redes sociais de O Diário com apoio técnico da RedeVida. 

Meio Ambiente

Tatiane Muzetti informou que pretende montar um bosque com árvores frutíferas, reativar a usina de reciclagem, valorizar a coleta seletiva, aumentar ecopontos, preservar matas ciliares e incentivar o replantio de árvores. “Hoje a classe dos recicláveis está desamparada e vamos valorizar essas pessoas”, disse. Raphael Oliveira ponderou a necessidade de criar uma agenda ambiental, recuperar mananciais, promover a educação ambiental e arborizar ruas, avenidas e ciclovias. “Temos projetos de cidades como Curitiba que podem ser implantados para mais arborização”, declarou.

Abastecimento de água

Odair Silva pretende finalizar a obra do Córrego das Pedras, fazer o barramento do Pitangueiras com apoio dos governos estadual e federal e reiniciar diálogo sobre captação de água no Rio Pardo. “Chega de transferir o problema para as pessoas, o prefeito tem que assumir essa responsabilidade”, comentou. Se eleita, Tatiane Muzetti, pretende enviar à Câmara projeto para redução do IPTU para ampliar reservatórios, finalizar a obra do Córrego das Pedras, barragem do Córrego do Pitangueiras e captar água no Rio Pardo a longo prazo. “O aquífero Guarani está diminuindo e temos apenas quatro poços em funcionamento”, comentou. Raphael Oliveira declarou que, se eleito, irá finalizar a obra do Córrego das Pedras, barramento do Pitangueiras e ampliar os poços profundos e reservatórios. “São questões preocupantes que precisam ser resolvidas imediatamente”, ponderou.

Geração de emprego

Raphael Oliveira citou a necessidade de revitalizar o Distrito Industrial, doar terrenos para novas empresa e isenção tributária temporária, além de aprimorar mão-de-obra com apoio da Fatec e Etec e reativar a guardinha municipal. “É preciso que Barretos seja conhecida como a cidade do emprego e com oportunidades para os jovens”, afirmou. Odair Silva informou que, junto ao governador Tarcísio de Freitas, apoiará empresa de fabricação de moto elétrica para gerar 200 empregos.

Educação

O candidato Odair Silva quer implantar projetos para ampliar as vagas em creches, implantar projetos nas escolas de tempo integral, reativar quadras e o projeto fábrica de sonhos para valorizar o jovem. Raphael Oliveira quer implementar novo plano de carreira, cortar gastos desnecessários e fazer o ticket alimentação para o servidor municipal. Tatiane Muzetti lembrou a necessidade de criar creches noturnas e levar, cultura e esporte para as escolas.

Saúde

Raphael Oliveira pretende ampliar horário de atendimento da UBS, informatizar o sistema de saúde, ampliar capacidade de atendimento da UPA e na Zona Rural e reabrir o Pronto-Socorro Infantil. “Farei um mutirão para zerar fila de espera por consultas e exames”, disse. Tatiane Muzetti quer implementar o Poupatempo da Saúde, reabrir o Pronto-Socorro Infantil e dialogar com atual gestor da Santa Casa. Odair Silva disse que como prefeito não terá tempo viável para buscar nova empresa para administrar os cinco postinhos e a UPA atualmente geridos pela Fundação Pio XII. “Faremos uma reunião com o Henrique Prata sobre esse tema porque as pessoas não podem ficar sem atendimento e em 30 dias não se faz uma licitação”, afirmou.

https://www.youtube.com/live/kXTX6rk0JVE?si=mcn3H2WZi45zJbfF