Esqueci minha senha
Decreto declara emergência para combater dengue e outras doenças

luis.martins - 18 de fevereiro de 2025

Aedes aegypti transmite dengue e também outras doenças

Aedes aegypti transmite dengue e também outras doenças

Compartilhar


O decreto municipal 12.283 declara situação de emergência no município de Barretos em razão da “anormal situação caracterizada como emergência em saúde pública provocada pela proliferação do mosquito Aedes aegypti”, transmissor dos vírus da dengue e outras arboviroses.

A medida, assinada pelo prefeito Odair Silva, aponta a necessidade de resposta urgente à epidemia de dengue conforme indicadores estatísticos das secretarias estadual e municipal de saúde. Informa ainda o aumento do número de consultas nas unidades de serviço que integram a Rede Municipal de Saúde, bem como o consequente aumento da demanda por exames laboratoriais, consultas médicas, produtos e serviços de saúde;

NÚMEROS

O decreto esclarece ainda que foram mais de mil notificações compulsória, com 292 casos confirmados de dengue e outras arboviroses, dos quais 26 com sinais de alerta (plaquetopenia e sangramento), e as 265 notificações aguardando confirmação, o queesulta em uma Incidência de 237,1% da doença.

Também informa que o o último LIRAa - Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, realizado em janeiro de 2025, registrou em Barretos, o Índice de Breteau de 6,64%, quando o aceitável é de até 1%.

LIMPEZA

Em razão da situação de emergência em saúde pública, o decreto também estipula que ficam notificados todos os proprietários, compromissários ou possuidores de imóveis particulares localizados no perímetro urbano para que, no prazo de 30 dias, procedam à limpeza e remoção de todo e qualquer tipo de resíduo e capinação, de “modo a não propiciar criadouro ou habitáculo de animais e insetos peçonhentos”.