Defensoria Pública aciona justiça e requer solução para falta de água
Adelaide Lavanini - 10 de setembro de 2024
Defensoria Pública aciona justiça e requer solução para falta de água
Compartilhar
A Defensoria Pública ajuizou ação civil contra o SAAE e município de Barretos para solucionar o problema da constante falta de água. Na ação, o defensor Fábio Esposto requer liminar para que tanto o SAAE quanto o município apresentem nos autos, em 30 dias corridos, um plano de execução de medidas para minorar o problema da falta de água no médio e longo prazo.
No plano devem constar obrigatoriamente as 3 medidas já elencadas pela autarquia a serem efetivadas até fevereiro de 2025 sob pena de sequestro de verbas públicas. Dentre as ações estão: resfriamento da água do poço da UNIFEB; conclusão da ETA do Rio das Pedras e colocação do Poço das Comitivas em funcionamento ou construção de outro com mesma capacidade.
O defensor aponta que outras medidas podem ser acrescidas ao plano de execução sem prejuízo de resolução do problema em prazo maior, como construção de um barramento, desassoreamento de córregos e captação de água no Rio Pardo ou no Rio Grande.
Informações
O defensor Fábio Esposto anexou à ação o questionário com 1.293 respostas de munícipes que relataram as dificuldades sofridas com a falta de água. Os questionários foram preenchidos com nome, CPF e bairros.
“Diante dessa situação, tendo em vista que toda população tem sofrido com falta de água durante meses e anos, ajuizamos a ação para que seja determinado ao SAAE e município que cumpram seus papéis, ofertando água para a população de Barretos de forma contínua, tomando as medidas necessárias para tanto”, afirmou.
LEIA TAMBÉM
Ver mais notícias >>