Esqueci minha senha
Defesa Civil busca solução para evitar interdição de ponte em Colômbia

Adelaide Lavanini - 31 de janeiro de 2023

Defesa Civil busca solução para evitar interdição de ponte em Colômbia

Reunião entre Defesa Civil e o prefeito de Planura Antonio Luiz Botelho

Compartilhar


Integrantes da Defesa Civil de Colômbia, Frutal e Uberaba participaram de reunião para buscar soluções e evitar a interdição da ponte Gumercindo Penteado.

Crédito Portal Notícias Colômbia SP


Os representantes discutiram os problemas que poderão ocasionar se o DNIT interditar a ponte no Rio Grande que liga os Estados de São Paulo e Minas Gerais. Os integrantes da Defesa Civil também buscaram apoio junto ao prefeito Planura, Antônio Luiz Botelho (Tuniquim).

Crédito Portal Notícias Colômbia SP

Relatório de monitoramento da Concremat Engenharia recomenda a interdição total da ponte Gumercindo Penteado caso o nível do Rio Grande chegue ao seu ponto máximo. O relatório apontou a preocupação com a quantidade de entulhos e vegetação que tem pressionado a estrutura da ponte.

Crédito Portal Notícias Colômbia SP

A coordenadora de planejamento da Defesa Civil de Colômbia, Maria Inácia Macedo Freitas, disse que a interdição da ponte irá prejudicar toda a região. “Decidimos solicitar novos laudos para podermos buscar outra solução, interditar a ponte só vão se eximir da responsabilidade e, toda uma região será prejudicada. Temos que cobrar da União a reforma e buscar a construção de uma nova ponte acima da cota de inundação”, disse.

Crédito Hilario Rosa

A fiscalização contratada pelo DNIT alertou o órgão da situação, devido à previsão de chuvas para região para os próximos dias, o que obrigaria a Usina de Porto Colômbia a abrir o vertedouro, aumentando o nível de água no reservatório. A bióloga Maria Inácia Freitas relatou que também deve ser cobrado de Furnas o monitoramento do reservatório. (COM INFORMAÇÕES DO PORTAL NOTÍCIAS COLÔMBIA SP)

Crédito Hilario Rosa
Crédito Portal Notícias Colômbia SP