Esqueci minha senha
Defesa informa sobre vacinação contra brucelose

luis.martins - 4 de maio de 2022

Foi publicada no final de março, a Portaria nº 665 de 21 de março de 2024 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que entra em vigor a partir de 2 de maio de 2024 e reconhece nacionalmente o estado de São Paulo como livre de febre aftosa sem vacinação.

Imunização do rebanho é obrigatória

Compartilhar


A vacinação contra Brucelose está em andamento no Estado de São Paulo e os produtores rurais têm até 31 de maio para vacinar todas as fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre 3 e 8 meses.

A declaração da vacina tem prazo de encerramento em 7 de junho no sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, da Secretaria de Agricultura do Estado.

 A vacinação obrigatória contra a Brucelose é administrada em uma única dose nas fêmeas e não precisa ser ministrada novamente no decorrer da vida útil do animal. Aos machos, por sua vez, não é permitida a vacinação.

 O calendário estabelecido no Estado pela Secretaria visa facilitar a organização do produtor rural. O prazo final para declarar as vacinações, tanto da brucelose como da febre aftosa, é o dia 7 de junho.