Delegado comenta crimes esclarecidos e em investigação pela DIG Barretos
Roberto José - 15 de fevereiro de 2025

Delegado da DIG, Dr. Rafael Faria Domingos Foto – Roberto José
Compartilhar
Roubo de pedras de boi e crime de extorsão foram esclarecidos neste ano
A DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Barretos é especializada em esclarecimento de crimes de autoria desconhecida. Em Barretos, é chefiada pelo delegado dr. Rafael Faria Domingos, que em entrevista ao Jornal O Diário, falou sobres os crimes que foram esclarecidos e que estão em investigação neste ano de 2025.
TENTATIVAS DE HOMICÍDIO
Segundo o delegado, estão em investigação dois crimes de tentativa de homicídio registrados neste ano de 2025. “Esses dois casos que ainda estão em apuração pela equipe da DIG”, explicou.
PEDRA DE BOI
Já com relação a casos esclarecidos, dr. Rafael Domingos, comentou a prisão de um dos envolvidos em um roubo ocorrido em setembro de 2023, na rodovia Brigadeiro Faria Lima. “O roubo foi praticado por três indivíduos, que abordaram comerciantes de pedras de boi, que são as vesículas biliares bovinas, onde levaram mais de R$ 2 milhões. Essa investigação demorou um pouco mais, porque demandou o uso de algumas técnicas de investigação, depende de análise judicial e apuração de dados bem aprofundados”, explicou o titular da especializada.
De acordo com dr. Rafael, a prisão ocorreu em São Paulo, em um hotel no centro de São Paulo. “As investigações ainda prosseguem para identificar os outros envolvidos”, afirmou. Em 2023, também foi registrado um outro roubo em uma residência, com o caso esclarecido e os autores presos. “O alto valor dessas pedras tem chamado a atenção, porque são exportadas para os países do Oriente”, explicou.
CRIME DE EXTORSÃO
Outro crime que foi esclarecido pela delegacia especializada, foi um de extorsão contra uma vítima da cidade de Barretos. Após as apurações, um casal de irmãos foram presos na cidade de Santo Antônio da Platina/PR. “O indivíduo acabou conhecendo uma pessoa pela internet, começou a sofrer uma espécie de extorsão e acabou efetuando alguns pagamentos. Nós identificamos os autores, pedimos ao Judiciário essas prisões, que foram efetuadas no Paraná”, destacou Dr. Rafael Faria Domingos.
TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
O delegado da DIG, Dr. Rafael Faria Domingos, disse ainda que os trabalhos de investigação da DIG não param e as investigações necessitam de um certo tempo para serem concluídas. “Hoje utilizamos algumas técnicas modernas que dependem de autorização do Poder Judiciário, depende da análise de dados, para que a gente possa levar ao judiciário essas informações e provas bastante robustas para resultar nas condenações destes indivíduos", disse o delegado.