Desabamento em Tocantins chamou atenção para a ponte na divisa dos estados de SP e MG
O Diário - 3 de janeiro de 2025
PONTE: Alteamento ou construção de uma nova com tabuleiro mais elevado está em estudo após aprovação de projeto do Ministério de Minas e Energia
Compartilhar
Segundo Maria Inácia Azevedo, coordenadora da Defesa Civil do município, houve a reforma da ponte após a Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Federal e Defesa Civil em que o município de Colômbia atuou como testemunha. Hoje o que está sendo feito é o monitoramento do seu nível, tem que ficar abaixo de meio metro do talude e mesmo com a chuva, esse nível está nos 3 metros. “É isso que estamos fazendo. Depois desse diagnóstico vai ser viabilizada a construção de uma ponte nova ou a reforma da existente. A estabilidade dela hoje está boa, não oferecendo riscos”, explicou a coordenadora da Defesa Civil .
Hidrelétrica de Marimbondo tem projeto para expansão de capacidade aprovado
O Ministério de Minas e Energia (MME) aprovou um projeto para melhorar a operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Marimbondo, com o objetivo de aumentar sua capacidade de armazenamento. A iniciativa, que prevê a eliminação da restrição operativa no reservatório da usina, será executada pela Eletrobras com início previsto após assinatura do contrato de R$ 3,03 milhões que estava previsto para ocorrer em dezembro. Atualmente, o nível da Ponte Gumercindo Penteado, que interliga os municípios de Colômbia/SP e Planura/MG, limita a operação da UHE Marimbondo, impedindo o uso completo de seu reservatório. O alteamento da ponte ou construção de uma nova, com tabuleiro mais elevado, permitirá um ganho de até 1.155 hm³ de água, equivalente a 22% da capacidade útil da usina. A medida visa melhorar a flexibilidade operativa e contribuir para a segurança hídrica e energética do país.