Despejo irregular de lixo e entulho desafia administração pública
luis.martins - 25 de janeiro de 2025
Área ao lado de córrego é usada para descarte irregular de objetos inservíveis (Foto: Janio Munhoz)
Compartilhar
Uma área próxima ao córrego Barretos, no final da avenida 7 com a avenida Theóphilo Duarte do Valle, continua sendo usada como depósito de lixo, entulho, materiais inservíveis e até mesmo animais mortos. O local é somente um dos muitos em que há o despejo irregular na cidade e na zona rural. Tal prática é proibida e passível de multa, mas a implantação de uma fiscalização efetiva ainda é um desafio para a administração municipal.
O poder público orienta que o descarte deste tipo de material deve ser feito em um dos ecopontos espalhados pela cidade. As seis unidades atendem de segunda a sábado, das 7 às 19 horas, e recebem também materiais recicláveis nos bairros Califórnia, Cristiano de Carvalho, Exposição, Leda Amêndola, Nadir Kenan e Santa Cecília.
MUTIRÃO
Enquanto o problema persiste, a prefeitura realiza mutirão de limpeza, que recolhe estes materiais diretamente nos bairros. Nos últimos dias, foram retirados das ruas materiais que encheram 62 caminhões e 183 picapes carregados. Paralelamente, durante os nove dias de ação, os agentes de Combate a Endemias localizaram e eliminaram 808 recipientes com larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
A prefeitura informou que as ações continuam, com foco na eliminação dos criadouros do mosquito em áreas específicas, recolhendo objetos e materiais que possam acumular água.
Os agentes estão finalizando a limpeza na região norte da cidade. Após concluir essa área, outro setor com maior número de notificações será atendido. Paralelamente, aos serviços de controle de vetores, os trabalhos de roçagem e capina, realizados pela secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, continuam em praças, canteiros, vias e outros espaços públicos de Barretos.