DNIT realiza vistoria na ponte entre Planura e Colômbia para avaliar a estrutura
O Diário - 7 de janeiro de 2025
PONTE: Inspeção para elaborar laudo técnico de condições estruturais - FOTO PORTAL NOTICIAS COLÔMBIA
Compartilhar
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou uma vistoria na ponte “Gumercindo Penteado”, que liga Planura (MG) a Colômbia (SP), sobre o Rio Grande. A inspeção foi realizada na segunda-feira e conduzida por um engenheiro da empresa de engenharia, contratada pelo DNIT para elaborar um laudo técnico sobre as condições estruturais da ponte.
A vistoria teve a presença de autoridades da Defesa Civil de Minas Gerais e de Planura, além de representantes de Colômbia. O objetivo foi avaliar a necessidade de reparos para garantir a segurança dos usuários e identificar demandas de manutenção.
A ponte tem 630 metros de extensão e pertence à Superintendência do DNIT de Prata (MG), conectando a BR-364/MG à Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326).
Maria Inácia Macedo Freitas, coordenadora da Defesa Civil de Colômbia, informou que o nível do Rio Grande está sendo monitorado e atualmente se encontra dois metros abaixo da estrutura, apesar das chuvas recentes. Além disso, a Eletrobras foi notificada para realizar a limpeza de plantas aquáticas que podem prejudicar a ponte.
Em dezembro, o Corpo de Bombeiros de Frutal também realizou uma avaliação preventiva na ponte, que contou com o apoio da Defesa Civil de Planura.
O Ministério de Minas e Energia anunciou recentemente um estudo para a construção de uma nova ponte ou alteamento da atual, devido a restrições operacionais do reservatório da Usina Hidrelétrica de Marimbondo. O contrato foi assinado em novembro de 2024 e as atividades devem começar em breve.