Educação na pauta do Executivo
O Diário - 29 de novembro de 2024
Educação na pauta do Executivo
Compartilhar
O IDEB barretense de 2023 é de 7,2 para o início do ensino fundamental – 51º no ranking estadual – e é de 5,5 para o final do ensino fundamental – posição 149 na escala paulista. O que é o Ideb? Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é uma das iniciativas brasileiras para medir a qualidade do aprendizado nacionalmente e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O índice obtido na escola pública municipal é ainda menor, marcando 5,4.
A escolha da professora Mirka Costa para comandar a secretaria municipal de Educação revela a preocupação que o governo Odair Silva tem para a pasta. As dificuldades envolvem famílias e educadores, estudantes e comunidade, material didático e estrutura pedagógica. As despesas sempre são elevadas para a educação, porque é um investimento inadiável, principalmente sabendo que a “burrice” nada custa e está isenta de esforços e aprendizados.
Um encontro dos atuais assessores municipais de educação com a nova equipe da gestão barretense abriu perspectivas para uma “transição transparente”. Mais ainda: é preciso ampliar os horizontes dos sonhos da educação, elevando o índice de desenvolvimento no ensino fundamental.
Parece claro existir um problema global na educação a ser enfrentado. Entretanto, é no cenário local que se assimila a “cultura e a formação” para solução real. As mudanças tecnológicas, os avanços da Inteligência Artificial, a informatização dos sistemas, a velocidade das informações, tudo implica em novas tendências e diretrizes.
Um plano audacioso, relevante e pujante norteia a esperança no novo governo municipal e sua pasta de educação.