Esqueci minha senha
Emanoel confirma pré-candidatura para retornar à prefeitura pela porta da frente

Adelaide Lavanini - 26 de julho de 2024

Compartilhar


Médico apresenta certidões que garantem estar elegível para disputar o Executivo   

https://youtu.be/_LzmI68Ofw0

O médico Emanoel Carvalho confirmou sua pré-candidatura a prefeito pelo Democracia Cristã (DC). Segundo ele, a desistência da prefeita Paula Lemos em disputar a reeleição, reforçou a vontade de estar no pleito de outubro.  “Dos candidatos que temos com certeza sou o único que tem condições de sentar na cadeira de prefeito e saber o que fazer”, disse.


Emanoel Carvalho administrou a cidade por 8 anos e destaca que Barretos tem perdido em vários aspectos. “Perdemos o aeroporto, hospital regional e a saúde está em situação complicada, sei que tenho condições de ajudar”, afirmou. Emanoel declarou que está disposto a conversar sobre política pelo bem da cidade, mas adiantou que não fará campanha de picuinhas e ataques ofensivos. “Meus adversários são pessoas boas, não tenho nada contra ninguém, quero uma campanha de proposta e não tenho problema em conversar antes ou depois da eleição”, disse.

Retorno

Para Emanoel, colocar o nome à disposição é uma resposta às pessoas.  O médico reitera que pretende voltar à prefeitura pela porta da frente, citando a perda da função pública no município. O ex-prefeito foi condenado pela criação de 35 cargos em projeto aprovado pela Câmara. “Não tenho mais como discutir, mas não me conformo, tive uma condenação culposa naquilo que não tive intenção por criar cargos e não porque roubei ou desviei dinheiro”, explicou.


“Pela nova lei de improbidade eu não seria condenado e hoje tenho que avaliar com a justiça uma reparação disso”, acrescentou. Segundo Emanoel, a exoneração foi dolorida e com excesso de punição. “Voltar para prefeitura é estar em um lugar onde trabalhei 32 anos e fui prefeito por 8 anos, talvez preencha o vazio que senti quando saí”, observou. O barretense solicitou em Brasília a reconsideração da decisão.

Processos

Conforme Emanoel, a condenação pela criação dos cargos é a única que consta em sua trajetória como chefe do Executivo. Certidões do Tribunal de Justiça de São Paulo e do Tribunal Regional Federal atestam que está elegível e tem condições de disputar o pleito. “Tenho ações populares que não configuram inelegibilidade e a resposta é uma só, nunca estive inelegível e estou tranquilo”, ponderou.    

Vice

Emanoel não descarta a possibilidade de disputar a eleição como vice-prefeito. No entanto, precisa ser convencido sobre isso. “Se a pessoa tiver capacidade de persuasão e me provar que está melhor preparado e tem proposta melhor que a minha, posso sentar e compor”, afirmou.

Trajetória

Emanoel relembrou que em seus mandatos criou mais de 10 mil empregos, viabilizou o shopping e empresas no Distrito Industrial, iniciou a Fundo de Vale e investiu mais de R$ 200 milhões na cidade. “Não é hora de prometer nada, o próximo prefeito terá decisões importantes para tomar, a Paula fez a lição de casa, mas é preciso avançar nas questões regionais”, observou.

Erros

Para Emanoel, um dos erros do segundo mandato foi o excesso de compromissos para ser eleito. “Disputei com um candidato forte e respeitado, temos que reconhecer que as vezes cometemos erros na tentativa de colocar as coisas em ordem”, afirmou.

Cabo eleitoral

Em sua opinião, a prefeita Paula Lemos é um dos melhores cabos eleitorais do momento. “Ela já assumiu compromissos, o apoio dela seria interessante porque fez um bom governo, mas faltou avançar nos temas fora de Barretos”. A candidatura de Emanoel Carvalho deverá ser oficializada na convenção do Democracia Cristã, dia 4 de agosto, a partir das 9 horas, na Casa dos Engenheiros.