Esqueci minha senha
Escorpião deve ser eliminado de nossa convivência, afirma sanitarista

O Diário - 23 de janeiro de 2023

Os agentes do Controle de Vetores da Secretaria de Saúde participaram na manhã de ontem, de um treinamento sobre captura segura de escorpiões, no auditório da ETEC Raphael Brandão.

Agentes durante palestra na ETEC (Foto - Tininho Júnior)

Compartilhar


Barretos registrou 193 acidentes com escorpiões em 2022

Os agentes do Controle de Vetores da Secretaria de Saúde participaram na manhã de ontem, de um treinamento sobre captura segura de escorpiões, no auditório da ETEC Raphael Brandão. A palestra foi ministrada pelo médico sanitarista da Vigilância Epidemiológica Estadual de Ribeirão Preto, Dr. Nilson Vieira de Melo, onde abordou o  trabalho de campo e as situações vivenciadas pelas equipes que se diferenciam de cidade para cidade, alertando que o escorpião tem que ser eliminado da convivência das residências. “Nós estamos fazendo uma apresentação rápida sobre como é esse animal, tirando aqui os mitos de que o escorpião dá bote e corre atrás. E na segunda parte estão apreendendo a fazer a captura com o uso de uma pinça, auxiliando na identificação da espécie e quais as medidas que devem ser adotadas para o seu controle”, explicou Nilson.

O médico sanitarista explicou ainda que o escorpião não costuma andar mais de 30 a 50 cm do seu esconderijo e se alimenta de baratas. Neste tempo de chuva, acabam sendo levados pela enxurrada e procriam. Segundo o especialista, o veneno para ser eficaz para matar o escorpião tem que ser jogado em cima do escorpião, o que às vezes nem sempre é possível. “Eu digo que o veneno não consegue matar o escorpião, porque o veneno não consegue encontrar este animal. Só temos um jeito para trabalhar com o escorpião, fazendo o trabalho de captura para ir retirando da nossa convivência para diminuir os riscos de acidentes e fatalidades envolvendo crianças”, explicou Dr. Nilson.

O secretário de saúde, Mussa Calil Neto, explicou que o objetivo do trabalho é fazer um controle, porque não é possível exterminar todos os escorpiões. “Nós vamos fazer um controle e tirar os escorpiões que estão aparecendo. Se todo mundo cuidar do seu quintal, pode eliminar os escorpiões, evitando acidentes, fazendo a captura ou acionando a equipe do Controle de Vetores”, explicou.

A coordenadora do Controle de Vetores, Cristiane Parreira Lima, afirmou que as equipes estarão entregando folders para os moradores durante as visitas de combate às larvas do mosquito transmissor da dengue. “Hoje o problema que estamos encontrando, é o acumulo de lixo nas residências, já que o escorpião gosta de locais úmidos e escuros”, orientou.