Esqueci minha senha
Especialistas apresentam dicas de saúde para os olhos no inverno

O Diário - 28 de julho de 2024

Especialistas apresentam dicas de saúde para os olhos no inverno

SAÚDE: Os oftalmologistas dr. Fernando Heimbeck e dra. Daniela Monteiro de Barros, especialistas em oftalmologia pelo Willis Eye Hospital, no Estados Unidos, são orientadores da Liga Acadêmica de Oftalmologia

Compartilhar


Oftalmologistas orientam sobre cuidados a serem adotados nesta época do ano

Uma das queixas mais comuns dos pacientes durante os meses de inverno são os olhos secos. Nos climas mais frios, ventos frios e ar seco, combinados com aquecimento interno, podem ser uma receita para o desconforto visual. Neste cenário, a irritação e a secura podem ser particularmente debilitantes para quem usa lentes de contato ou sofre de olhos secos crônicos, explica o dr. Fernando Heimbeck (CRM:104.673).

A também oftalmologista, dr. Daniela Monteiro de Barros (CRM 109.939) lembra que no inverno, o paciente pode sentir a pele seca, os lábios rachados e os olhos secos devido à baixa umidade do ar.  “Felizmente, no entanto, existem várias técnicas fáceis que você pode usar para combater os olhos secos e manter sua visão saudável durante os meses de inverno”, complementa a especialista barretense. 

Confira, na entrevista a seguir, as principais dicas do oftalmologista Fernando Heimbeck para manter os olhos saudáveis ​​neste inverno. 

O DIÁRIO: Como fazer para manter os olhos umedecidos nesta época? 

DR. FERNANDO: O ar é muito seco no inverno, o que dificulta a produção de lágrimas nos olhos. Para manter os olhos úmidos, instile lágrimas  artificiais / colírios lubrificantes algumas vezes ao dia. Se você tem olhos secos e crônicos, fale com seu oftalmologista sobre o melhor produto para sua condição e considere o uso de colírios lubrificantes sem conservantes, caso necessite instilar várias ao dia.

O DIÁRIO: Em relação a casos de lacrimejamento excessivo, qual a recomendação? 

DR. FERNANDO: Algumas pessoas queixam de lacrimejar mais facilmente no tempo frio e no vento. Isso se torna mais irritante quando as lágrimas deixam sua visão embaçada. Para melhorar este sintoma, assim como nos olhos secos, a recomendação é proteger os olhos com óculos de sol ou óculos de proteção quando estiver em ambiente externo. E, ao limpar o excesso de lágrimas, deve-se usar lenços descartáveis para reduzir a propagação de germes que possam causar infecções ou resfriados.

O DIÁRIO: Nesta época, algumas pessoas usam aquecedores de ambiente devido ao frio. Há alguma orientação quanto a isso? 

DR. FERNANDO: Sim, a orientação é que a pessoa se distancie das fontes de calor. A maioria das pessoas utilizam aquecedores , o que pode ser outra causa de olhos secos. Felizmente, sentar-se mais longe de aquecedores pode fazer uma enorme diferença para os olhos. Outra solução é usar um umidificador, que ajuda a regular o fluxo de ar em uma sala e mantém os olhos confortáveis ​.

O DIÁRIO: O uso de dispositivos eletrônicos, hoje muito comum, também pode causar problemas? 

DR. FERNANDO: A recomendação é que se faça uma pausa nos dispositivos eletrônicos, o que chamos de regra “20-20-20”. Olhar para um computador ou dispositivo digital (celular, tablet) por um longo período de tempo pode ressecar ainda mais os seus olhos. Se você passar muito tempo olhando para a tela, lembre-se de piscar com frequência para que  nossos olhos produzam lágrimas, evitando dor e vermelhidão. Faça pausas regulares usando a regra “20-20-20”: a cada 20 minutos de uso de tela, mude seus olhos para olhar para um objeto a, no mínimo, cerca de 6 metros de distância por pelo menos 20 segundos.

O DIÁRIO: O uso de óculos escuros e/ou de proteção é uma medida recomendável? 

DR. FERNANDO: Usamos óculos de sol no verão para evitar que os raios UV prejudiciais entrem em nossos olhos. Mas se for viajar para locais com neve, é preciso ainda mais atenção, pois com a neve no chão, os raios UV podem se refletir no solo, causando danos à córnea do olho e sintomas de ardência, lacrimejamento e dor. 

Se a pessoa costuma participar de esportes de inverno ao ar livre, as altas velocidades do vento podem irritar e tirar a umidade dos olhos. Isso pode embaçar sua visão e até deixar seus olhos suscetíveis a sujeira e detritos. 

Use óculos grandes, 100% protetores contra raios UV e um chapéu com viseira para evitar que o vento e as partículas se aproximem dos olhos.

O DIÁRIO: As lentes de contato podem ser a causa de mais irritação? 

DR. FERNANDO: Se as suas lentes de contato estiverem causando mais irritação, faça uma pausa e use os óculos por alguns dias. Converse também com seu oftalmologista sobre quais lentes de contato são melhores para olhos secos.

O DIÁRIO: E quanto ao uso de determinados medicamentos há alguma recomendação? 

DR. FERNANDO: Certos medicamentos pioram os olhos secos. Alguns exemplos incluem anti-histamínicos e descongestionantes, antidepressivos, pílulas anticoncepcionais e remédios para pressão arterial. Informe o seu médico sobre tudo o que você toma, incluindo vitaminas e suplementos.

O DIÁRIO: Há alguma relação entre manter uma dieta adequada e a saúde dos olhos: 

DR. FERNANDO: Assim como o resto do seu corpo, seus olhos se sentem melhor se você manter uma dieta adequada. Comer de forma saudável não só ajuda a melhorar sua visão, mas também pode evitar que seus olhos fiquem doloridos ou ressecados. Beber água e manter-se hidratado ajudará a manter a umidade em seus olhos.

INTERVENÇÃO

A dra. Daniela Monteiro de Barros lembra que, se após seguir essas dicas,  a pessoa continuar sofrendo com olhos ressecados nesse inverno, deve entrar em contato com seu oftalmologista. “Pode ser que essa condição requeira intervenção médica”, conclui.