Estado de São Paulo irá se tornar zona livre de febre aftosa
luis.martins - 31 de agosto de 2023
Medida passa a vigorar após a vacinação do rebanho em novembro (Foto: O Diário de Barretos)
Compartilhar
Medida passa a vigorar após a vacinação do rebanho em novembro
A secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento divulgou que São Paulo se tornará zona livre de febre aftosa sem vacinação. A medida estará em vigor após a próxima etapa de imunização do rebanho bovino, que ocorrerá em novembro. Conforme a pasta, o comunicado foi feito ao Governo de SP pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, em cumprimento ao Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa.
O secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Antonio Junqueira, considera que é uma conquista de todos os paulistas. “A sanidade animal de nosso Estado passa a ter mais uma comprovação de sua excelência. São Paulo poderá buscar mercados cada vez mais rentáveis pela qualidade da carne de área livre sem vacina. Depois de muito trabalho de corpo técnico do Governo de SP e do produtor rural, chegamos ao status de livre de febre aftosa sem vacinação”, comemora.
Em Barretos, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente informou que ficará à disposição dos produtores rurais para orientar sobre os protocolos relacionados a sanidade animal. A pasta está localizada na Fazenda Municipal (estrada da Fazenda Buracão, s/n), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.
LEIA TAMBÉM
Ver mais notícias >>Ministério mantém calendário de vacinação contra aftosa
importacao - 16 de abril de 2020
Primeira etapa está confirmada entre os dias 1º a 31 de maio