Estância Turística sofre com falta de mão de obra para bares e restaurantes
Roberto José - 12 de novembro de 2024
Ivair José de Oliveira, presidente do Sindicato dos Hotéis Foto – Tininho Júnior
Compartilhar
Sindicato confirma cerca de 80 vagas abertas para empregar mão de obra em Barretos
A cidade de Barretos se tornou há alguns anos, Estância Turística de Barretos e vem ganhando empreendimentos no setor de Hotéis e Restaurantes para atender a demanda que vem crescendo ano a ano. Em entrevista ao Jornal O Diário, o presidente do Sindicato do Hotéis, Bares e Restaurantes de Barretos e região, Ivair José de Oliveira disse que existem diversas oportunidades de trabalho para pessoas interessadas em trabalhar como garçom, cozinheiro, auxiliar de cozinha, pizzaiolo, camareira, barthender e recepcionista, porém não existe mão de obra qualificada para preencher as vagas. “Temos cerca de 80 vagas e principalmente para o final de ano a demanda cresce muito. O que está acontecendo em Barretos é que temos muitas vagas, mas não temos pessoas qualificadas para ocupar os postos de trabalho”, afirmou.
Atualmente, o piso da categoria é de R$ 1.820,00, mas benefícios como vale-alimentação e taxa de serviços de 10%. “Hoje as pessoas tem uma profissão e acabam trabalhando somente nos finais de semana como garçom e outras funções”, explicou Ivair.
CAPACITAÇÃO
Para o dirigente sindical, até como sugestão para os novos gestores, o ideal seria criar um Centro de Capacitação dos trabalhadores para formar profissionais para atuar nestes setores. “Hoje temos muitas vagas, mas precisamos capacitar o trabalhador. Hoje um profissional capacitado é bem remunerado na nossa área”, opinou.