Exemplo de comprometimento com a coletividade
O Diário - 31 de outubro de 2024
Exemplo de comprometimento com a coletividade
Compartilhar
A volta das chuvas neste mês permitiu a normalização dos mananciais que garantem o abastecimento de água em Barretos. Com isso, o município interrompeu a transposição emergencial de água de reservatórios de empresas e propriedades rurais, colocada em prática no final de setembro.
Num período de seca severa, em que Barretos ficou praticamente seis meses sem chuvas, a colaboração da iniciativa privada foi fundamental para garantir que a água chegasse aos munícipes, ao menos parcialmente.
Importante ressaltar que em períodos de crise hídrica, a escassez desse bem essencial afeta tanto o dia a dia da população quanto a operação de serviços básicos e produtivos. Nesse cenário, a colaboração entre os setores público e privado na gestão e distribuição da água torna-se imprescindível.
Empresas que possuem reservatórios para suas atividades, como setores industriais e agrícolas, cumpriram papel importante ao cederem parte de seus estoques de água para atendimento da população. Tal contribuição vai além de um gesto de responsabilidade social, mas reflete compromisso ético e estratégico para com a comunidade.
Também merece destaque a iniciativa do governo municipal que agiu no sentido de buscar este acordo, com a intermediação da agência estadual SP Águas, para viabilizar a parceria.
Interessante que o agravamento da crise hídrica coincidiu com o período eleitoral, inclusive com a tentativa de alguns de usar as dificuldades de abastecimento como “ferramenta” para angariar votos, apostando no “quanto pior, melhor”. Aliás, conduta que, infelizmente, não é novidade na terra de Chico Barreto.