Esqueci minha senha
Família de 17 irmãos e muito mais

O Diário - 18 de dezembro de 2024

Família de 17 irmãos e muito mais

Família de 17 irmãos e muito mais

Compartilhar


O discurso do prefeito eleito Odair Silva no Gente que é Notícia 2024 foi longo. Porque o radialista, publicitário e político queria partilhar a homenagem com todos seus eleitores de outubro. Então recordou que sua família é grande, citou a esposa, os filhos e netos. Entretanto, o recado mais importante não foi sentimental, cultural ou social. A palavra marcante do pronunciamento oficial no evento com a presença de Monteiro Filho foi seu, pedido:

- Me ajudem a fazer uma grande Barretos!

Ao demonstrar humildade, não revela fraqueza. Ao solicitar apoio, não indica hesitação. Ao pedir colaboração, não abdica da coragem. Porque se trata de autoridade e não autoritarismo. Porque implica em discernir sempre com clareza. Porque é um convite a caminhar no mesmo sentido. Porque é chamado a fomentar a esperança.  

Divergência não deve indicar ausência de união. Não se trata de eliminar a “oposição”, nem mesmo negar o direito de crítica. Mas sim entender que toda palavra deve retratar o “bem comum”.  

Ao rogar “ajuda” a todos os barretenses de boa vontade para construção de uma cidade mais justa e fraterna, mais humana e solidária, mais criativa e desenvolvida, o prefeito eleito revela entender a solicitação como um empenho pessoal, íntimo e intenso de “saber ouvir” com sabedoria e maturidade.

Ninguém pode ajudar quem não quer ser ajudado. Nada pode tocar um coração fechado por dentro e por fora. Citando sua enorme família e dedicando o diploma a todos seus eleitores, o prefeito eleito fez o pedido de ajuda num momento em que a “boa notícia” é o alvo central da homenagem na imprensa barretense.