Esqueci minha senha
Férias, verão e os cuidados com a visão

O Diário - 29 de dezembro de 2024

Férias, verão e os cuidados com a visão

SAÚDE: Os oftalmologistas dr. Fernando Heimbeck e dra. Daniela Monteiro de Barros, especialistas em oftalmologia pelo Wills Eye Hospital, nos Estados Unidos, são orientadores da Liga Acadêmica de Oftalmologia da FACISB (LAOF)

Compartilhar


À medida que o clima fica mais quente e os dias mais longos, muitas vezes priorizamos a nossa melhor forma, mas nos esquecemos da prevenção à saúde. Muitas pessoas não se atentam a proteger a visão,  os médicos especialistas em oftalmologia, dr. Fernando Heimbeck (CRM104673) e dra. Daniela Monteiro de Barros (CRM109939) dão  dicas de como manter os olhos seguros e saudáveis ​​nesse verão.

O Diário:  É comum sofrer “queimadura de sol nos olhos”?

Dra. Daniela:  Quando a luz do sol incide sobre água, areia ou outras superfícies altamente reflexivas em seus olhos pode causar uma condição muito dolorosa chamada fotoceratite. É quando os raios ultravioleta (UV) do sol queimam a superfície do seu olho. Dor, vermelhidão, embaçamento e até mesmo perda temporária da visão são sintomas dessa condição. A prevenção à fotoceratite é uso de  óculos de sol com a marca “100% de proteção UV”. Além disso, usar um chapéu de aba larga para proteção adicional dos olhos.

O Diário: Devemos ter atenção ao usar o protetor solar?

Dr. Fernando: No decorrer do dia, o protetor solar pode entrar em contato com os olhos. Temos como proteção mecânica natural, os supercílios e os cílios,  porém principalmente se o produto for mais oleoso, ele poderá através do suor ou mesmo pelo contato com a água,  alcançar os olhos e causar desconforto ou até mesmo alergias oculares secundárias. Como sugestão, a orientação é impedir que isso aconteça, evitar aplicá-lo diretamente sobre as pálpebras.  O ideal é que façamos a distribuição uniforme sobre a face e na região dos olhos, apenas o que restar nas mãos. Desta forma, uma pequena quantidade será utilizada como proteção, deixando nossos cílios e supercílios livres do excesso de produtos químicos presentes nestes compostos, protegendo assim a mucosa dos olhos.

O Diário:  Não devemos abrir os olhos dentro d’água?

Dra. Daniela:  Se você adora abrir os olhos durante um mergulho, fique atento porque poderá ter irritação, alergias oculares e até mesmo conjuntivites. Na água das piscinas ou mesmo coleções naturais é comum aglomerados de pessoas, resíduos como areia, terra, pedras e no caso das piscinas, produtos químicos usados ​​para manter a água limpa, como cloro, podem afetar a película lacrimal natural que mantém nossos olhos úmidos e saudáveis. O resultado? Olhos vermelhos, com sensação de areia e visão embaçada.  A sugestão é ter sempre em mãos os óculos de proteção e bons lubrificantes oculares, para não deixar os olhos desprotegidos durante a diversão!

O Diário: Usar óculos de proteção solar de boa qualidade também é proteção para os olhos?

Dr. Fernando: Você sabia que a proteção UV é essencial para bloquear a passagem dos raios ultravioletas? Mas o que significa “UV”?

A radiação ultravioleta faz parte da radiação solar.  É   invisível aos olhos humanos e pode ser dividida em três tipos: UVA, UVB e UVC. Os raios UVB são capazes de causar danos à pele, como queimaduras e câncer de pele (melanoma e outros tipos). Já os raios UVA são mais agressivos provocando danos mais profundos, que não são visíveis a curto prazo, responsáveis pelo envelhecimento, manchas na pele e outros tipos de câncer de pele que o não melanoma. Os raios UVC não atingem a superfície da Terra devido à proteção camada de Ozônio. 

Considerando a importância da prevenção, os óculos de sol não são apenas para sustentar o estilo, os olhos precisam de proteção, engana-se quem pensa que os raios nos atingem apenas em dias ensolarados. Precisamos nos proteger mesmo com o tempo nublado. A falta de proteção aos raios solares costuma ser uma das causas com maior ocorrência de danos ao sistema ocular no decorrer da vida, dentre eles: catarata; doenças degenerativas; distúrbios na retina e tumores. A sugestão é, na hora da compra de seus óculos de sol, lembrar sempre de priorizar a segurança.  Na dúvida, certifique-se com seu oftalmologista se a lente adquirida possui a proteção devida.  

O Diário: É recomendável evitar entrar na água quando estiver com irritação nos olhos?

Dra. Daniela: Um dos principais motivos para o contágio das conjuntivites é o contato com outros portadores e a água é um mecanismo importante de disseminação.  Porém, é o próprio infectado que corre mais riscos, uma vez que o quadro pode apresentar piora dos sintomas e a doença progredir principalmente pela imunidade prejudicada.  Sendo assim, a melhor conduta é realizar o tratamento indicado pelo seu médico oftalmologista e somente voltar às atividades normais após a remissão total da infecção ou inflamação.

O Diário: Quanto às lentes de contato e seu uso no verão, no banho ou na piscina! Devemos ficar alerta?

Dr. Fernando: Água e lentes de contato não se misturam. Muitas pessoas que usam lentes de contato não sabem que as lentes de contato e a água são uma combinação ruim. Mesmo ao tomar banho, nadar em piscina, rio, ou mar.  A água pode introduzir germes nos olhos através das lentes de contato como um protozoário particularmente perigoso - uma ameba chamada Acanthamoeba que pode causar cegueira.

O Diário: Qual a relação de ter uma alimentação saudável e beber muita água para a visão?

Dra. Daniela:  Você pode se surpreender ao saber que o que você come tem o poder de afetar o quão bem você vê. Não são apenas cenouras.  Existem muitos alimentos ricos em nutrientes que melhoram a sua visão e ajudam a prevenir o desenvolvimento de problemas de visão a longo prazo. Além disso, durante o verão, as pessoas são mais propensas a ficarem desidratadas, o que pode afetar seus olhos. Desidratação grave torna mais difícil para o corpo produzir lágrimas, levando a sintomas de olho seco e outros problemas de visão. Beber bastante água a cada dia pode prevenir e reverter muitos dos efeitos negativos da desidratação, bem como fornecer fluido para a função normal do olho. 

O dois especialistas finalizam dando mais dicas e orientações para uma visão saudável no verão. “Na hora de curtirmos as férias e as delícias do verão, atenção especial ao uso devido dos protetores solares, aos óculos de proteção, a compra de seus óculos de sol e ao uso de lentes de contato. Lembre-se sempre de priorizar a segurança, na dúvida certifique-se com seu oftalmologista se a sua visão está recebendo os cuidados que merece. Além disso temos a campanha de conscientização sobre câncer de pele promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - DEZEMBRO LARANJA, assim procure seu médico dermatologista para manter sua pele saudável também”, concluíram os médicos.