Esqueci minha senha
Fraternidade e Ecologia Integral

O Diário - 19 de janeiro de 2025

Fraternidade e Ecologia Integral

Fraternidade e Ecologia Integral

Compartilhar


A CNBB definiu o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” para a Campanha da Fraternidade 2025.

De acordo com a entidade, a campanha busca promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, “ouvindo o grito dos pobres e da Terra”.

Entre os seus objetivos específicos estão denunciar os males que o modo de vida atual impõe ao planeta e que tem gerado uma “complexa crise socioambiental”, dado que em nossa Casa Comum “tudo está interligado”.

Também se propõe a apontar as causas da grave crise climática global, a urgência de alteração profunda nos nossos modos de vida e as “falsas soluções” fomentadas em nome da transição energética. Realizada pela Igreja envolve todas as comunidades e paróquias para viver, no período da Quaresma, a Campanha da Fraternidade.

Anualmente, desde os anos 60, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil apresenta um tema e um lema para despertar a reflexão para uma sociedade mais justa e fraterna.

A comunidade brasileira em geral e a barretense em particular são chamadas a promover e apoiar ações efetivas que visem à mudança do modelo que ameaça a vida em nossa Casa Comum.
A Campanha da Fraternidade traduz o chamado cristão à solidariedade e ao compromisso com os desafios do mundo atual, demonstrando que a fé não está isolada, mas é ligada à justiça, à paz e ao cuidado com o próximo e com a criação.