Esqueci minha senha
Fundador destaca dedicação de presidentes da associação Os Independentes nos 68 anos

Roberto José - 14 de julho de 2023

Compartilhar


A Associação Os Independentes completa hoje (15), 68 anos  de existência.  Um dos três fundadores ainda vivos, José Brandão Tupynamba, 95 anos, que foi presidente durante a 8ª e 9ª edição da Festa do Peão de Barretos e participou de outras diretorias, concedeu entrevista ao Jornal O Diário para falar sobre a data. O  representante comercial, que nasceu em São José do Rio Preto e bem jovem veio para a cidade, relembrou a trajetória do então clube, que surgiu de uma brincadeira de 20 amigos em  15 de julho de 1955 em um bar, tendo desde o início em seu  estatuto de fundação  o caráter filantrópico. “Quem viu o começo do clube numa brincadeira e vê o que é hoje tem que ficar surpreso. A festa é resultado da dedicação de quem ocupa um cargo, se for olhar na tradição dos presidentes ou fundadores, é difícil encontrar um que não se dedicou de corpo e alma para esse sucesso”, afirmou Tupynamba.

O quase centenário fundador de Os Independentes,  disse que se  considera bastante saudosista e apaixonado pelas tradições culturais, elogiou também a atual gestão do presidente Hussein Gemha Júnior pelos investimentos realizados no Parque do Peão. “Todo o mês de agosto eu fico satisfeito em ver o progresso da Festa. Eu torço para que essa festa de agosto, seja melhor que a do ano passado e pior que o ano que vem”, destacou.

https://youtu.be/fPJmH9qKjKM

Para o presidente da Associação Os Independentes, Hussein Gemha Júnior, é uma honra estar presidente durante a comemoração dos 68 anos, inclusive com o Parque do Peão recebendo um grande evento, como acampamento dos Desbravadores com 26 mil jovens. “Conversando com eles, os fundadores, você vê a evolução que foi a festa, esse pessoal vibra com tudo. Essa semente  foi plantada por eles há 68 anos atrás e hoje estamos só tentando administrar essa colheita fruto da fundação de Os Independentes”, ressaltou Hussein.

O primeiro presidente do clube foi Antônio Renato Prata e a primeira Festa foi presidida pelo Joaquim Luis Goulart. Além do entrevistado, ainda estão vivos os fundadores Paulinho Pereira que reside em Barretos e Horácio Azevedo que mora em Ribeirão Preto. 

O presidente Hussein Gemha Júnior e o fundador José Tupynamba no momumento existente no clube