Guaíra recebe selo como polo do agronegócio de Irrigação
Sandra Moreno - 26 de março de 2025

CONQUISTA: Vamberto Ribeiro é diretor de desenvolvimento econômico de Guaíra
Compartilhar
O município representado pela diretoria de desenvolvimento econômico, recebeu em São Paulo, selo de reconhecimento da cadeia produtiva local (CPL). O reconhecimento coloca a cidade em destaque na projeção como um polo do agronegócio voltado para irrigação, marcando a conclusão do processo de seleção que começou no segundo semestre do ano passado. A conquista foi pelo modelo de governança colaborativa que envolveu a associação guairense de engenheiros e agrônomos (Agea), a prefeitura, empresas locais de irrigação e o SEBRAE.
Dentre os diversos municípios do estado de São Paulo, apenas 80 projetos em três categorias foram reconhecidos. A próxima etapa para Guaíra é participar de um edital de fomento que será lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo no segundo semestre deste ano. O objetivo é garantir os R$ 500 mil, que serão investidos estrategicamente em projetos para fortalecer a cadeia produtiva local de irrigação.
Os recursos podem ser utilizados, por exemplo, para: capacitação de mão de obra, criação de um laboratório para apoiar as empresas de irrigação, aquisição de equipamentos avançados, como impressoras 3D para fabricação de peças de pivôs, ou até mesmo para a realização de uma Feira de Irrigação que mostre o potencial de Guaíra.
A conquista do selo foi comemorada pelo prefeito Antônio Manoel da Silva, Junão. “Isso é um testemunho do trabalho duro e da colaboração da nossa comunidade. Estamos comprometidos em usar esses recursos para criar um impacto duradouro e oportunidades para nossos moradores, agricultores e empresas”, disse ele.
O reconhecimento é válido por dois anos, garantindo o status de Guaíra como um player-chave no agronegócio de irrigação até 2026.