Há fatos, e há a verdade
O Diário - 2 de abril de 2025

EVARISTO ANANIA DE PAULA Advogado. Promotor de Justiça aposentado
Compartilhar
A frase acima foi extraída de falas contidas no filme da Netflix denominado – “A lista de minha vida”, um drama que recomendo. De fato, a nossa vida, as nossas atividades profissionais, os nossos relacionamentos pessoais ou familiares são todos permeados de fatos e/ou acontecimentos de toda a sorte.
Na preleção desta manhã de domingo, a qual confesso, foi uma das mais impactantes para o meu “eu” interior, atentei-me para um fato e o transportei para os dias atuais.
Na Bíblia consta a relação conflituosa em que Jesus Cristo manteve com os fariseus (grupo de judeus devotos do Torá) pelo desprezo que eles mantinham acerca dos preceitos legais; estes por sua vez não o perdoavam proferindo críticas das mais estapafúrdias, inclusive pregavam que ele era um incomodo para todos e, por isso mesmo, deveria ser eliminado (vejam o que diz Cristo em Mateus 23, bem como os fariseus em Mateus 27).
Em meditação transportei as passagens bíblicas para os dias atuais e me vi diante das tão decantadas redes sociais na internet, concluindo que – nada mudou de lá para cá, apenas o formato e os meios de comunicação, no mais, a essência é a mesma desde tempos antanho.
Sim, existem fatos, e há a verdade, porém no mais das vezes a verdade é distorcida para que se dê vazão a sentimentos dos mais escabrosos e aí prevalecer a vontade daqueles que não se conformam com a verdade dos fatos e pretendem muda-las a qualquer custo, nem que seja a aniquilação daqueles que a pregam com muito discernimento.
O mundo de hoje ainda tem muitos que seguem os ensinamentos cristãos contidos em João 8:32 – “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”, porém também existe um exercito daqueles que foram ao deserto para tentar a Cristo nos momentos de sua “comum união” com seu Pai Celestial.